O Centro de Referência Paralímpico do Amazonas, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (FEFF Ufam), promoveu a ação “Paraolímpica Apaeana”, uma iniciativa que aproxima os assistidos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus (Apae Manaus) do universo do movimento paralímpico. O evento, que aconteceu na sede da Apae Manaus, na avenida Ivanete Machado, s/nº, conjunto Castelo Branco, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, teve como objetivos principais realizar atividades esportivas inclusivas e sensibilizar pais, responsáveis e educadores para a importância de inserir práticas do desporto paralímpico na rotina dos usuários da instituição.
Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de se envolver em diversas atividades esportivas adaptadas, que não só promovem a saúde e o bem-estar, mas também fortalecem o espírito de equipe e a autoestima dos jovens.
Além das atividades, que incluíram macroginástica, bocha, atletismo, vôlei sentado, bocha paralímpica, desafios de argola, lance ao cesto e chute ao gol, a programação incluiu uma sessão de sensibilização, onde foram discutidas as vantagens e desafios de incorporar o esporte paralímpico no dia a dia dos alunos, preparando-os para os próximos jogos da Apae e para o aguardado Meeting Paralímpico Caixa 2025, evento que promete agitar a cidade e está programado para ocorrer na capital amazonense este ano. Este evento é uma oportunidade para promover o esporte paralímpico e incentivar a inclusão social através da prática esportiva.
A presidente da Apae Manaus, Ione Tôma, declarou seu entusiasmo com a iniciativa. “Essa ação é fundamental para mostrar que o esporte é uma poderosa ferramenta de inclusão e transformação social. Estamos muito felizes em receber o FEFF Ufam e em ver nossos assistidos se engajando em atividades que ampliam suas perspectivas e fortalecem a autoestima. Primeiro vai acontecer a etapa estadual, entre julho e agosto, e a nacional que vai ser em dezembro, de 8 a 12, com as Apaes de todo o Brasil”, afirmo
Segundo Ione, o compromisso da Apae Manaus é oferecer oportunidades que promovam não apenas a prática esportiva, mas também o desenvolvimento integral dos assistidos. “Essa aproximação com o movimento paralímpico é um passo importante para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa para todos”, ressaltou.
O evento reflete uma colaboração significativa entre instituições, evidenciando o empenho conjunto de Apae Manaus e FEFF Ufam em levar o esporte adaptado a um público que, muitas vezes, encontra barreiras no acesso à atividade física. A ação visa, ainda, inspirar outros espaços educativos e esportivos a adotarem práticas semelhantes, contribuindo para a disseminação dos valores do respeito, da diversidade e da inclusão.
Ione salientou que ao preparar os esportistas paralímpicos da Apae Manaus para desafios futuros, como os Jogos da Apae e o Meeting Paralímpico, a ação “Paraolímpica Apaeana” não apenas celebra as potencialidades de cada indivíduo, mas também reforça a importância do esporte como ferramenta de integração e superação de limites. “Com uma programação dinâmica e inclusiva, o evento promete transformar a experiência dos jovens e aproximá-los ainda mais do universo paralímpico, onde o talento e a determinação se encontram com a oportunidade de brilhar”, disse.
Apae
Para conhecer a Apae Manaus, a instituição funciona das 7h30 às 16h, na avenida Ivanete Machado, s/nº, Conjunto Castelo Branco, Bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro Sul.