Após o deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Amom Mandel (Cidadania-AM) denunciar o descaso do Poder Público com o Centro Histórico de Manaus, a Prefeitura e o Governo do Estado do Amazonas deram atenção à região. Nesta quinta-feira (09/05), equipes da Polícia Militar do Amazonas foram à Praça dos Remédios para retirar as pessoas em situação de rua e usuários de drogas do local.
Amom, no entanto, questionou sobre a falta de uma ação coordenada. Conforme argumentou o parlamentar, é necessário que haja um esforço conjunto para que as pessoas nessas condições tenham atendimento psicossocial adequado e não precisem retornar para as ruas.
“Não dá pra simplesmente querer fazer as coisas de qualquer jeito. A gente sabe que não basta só ir lá e expulsar as pessoas em situação de rua ou usuários de drogas, eles voltam, não vão ter para onde ir. É preciso que haja uma ação planejada, coordenada entre os órgãos públicos, acompanhamento psicossocial, toda a questão humanitária e de saúde pública que envolve essas pessoas”, explicou Amom.
Durante esta semana, equipes da Prefeitura de Manaus também estiveram realizando a limpeza da região.
Toda a movimentação no Centro Histórico da capital amazonense ocorreu após Amom denunciar, em vídeo publicado em suas redes sociais, a falta de planejamento para a revitalização do local. O parlamentar esteve com comerciantes que asseguraram a falta de segurança e a criação de uma espécie de “cracolândia” na Praça dos Remédios. Amom anunciou uma ação social, para este sábado (11/05), no local, que gerou repercussão entre os adversários políticos.