A página Choquei emitiu uma nova nota nesta quinta-feira (28) após o proprietário do perfil, Raphael Sousa, prestar esclarecimentos à Polícia Civil de Minas Gerais, sobre a morte da jovem Jéssica Vitória Canedo, ocorrida após ser alvo de uma notícia falsa, de um suposto affair dela com o influenciador Whindersson Nunes, divulgada pela página, de grande engajamento nas redes sociais.
A Choquei, que tem como foco o mundo dos famosos, estava sem postar conteúdo desde o dia 22 de dezembro. A agina publicou uma nota em que admite ter replicado um conteúdo falso sobre um suposto affair entre Jéssica Vitória Canedo e Whindersson Nunes, além de lamentar profundamente o suicídio da jovem e pedir desculpas.
Em sua nota, a Choquei admitiu ter republicado a notícia falsa que circulava em outro perfil. Segundo o esclarecimento, foram fornecidas provas que comprovam a origem da informação falsa, bem como imagens de conversas que evidenciam as medidas tomadas assim que a falsidade foi descoberta.
“Foram fornecidas provas sobre o fato gerador da notícia falsa que foi publicada originalmente por um outro perfil e republicada posteriormente pela Choquei e foram disponibilizadas imagens de diálogos que mostram os procedimentos adotados assim que a falsidade foi descoberta, como a retirada imediata do conteúdo falso republicado”, afirma a nota.
O texto também destaca que a página está passando por um processo interno de reavaliação, “visando a implementação de filtros e códigos de conduta para evitar que episódios dessa natureza voltem a acontecer”.
A disseminação de notícias falsas tem se tornando um problema cada vez mais presente nos dias atuais. As fake news têm o poder de influenciar de maneira negativa a opinião pública, causar danos irreparáveis a pessoas e até mesmo provocar tragédias, como no caso de Jéssica Vitória Canedo.
Perda de seguidores
Mais de 1,1 milhão de pessoas deixaram de acompanhar a página após a morte trágica. Desde o ocorrido, a Choquei tem sido alvo de criticas por parte de seus seguidores. Segundo a ferramenta Social Blade, que mede a quantidade de seguidores nas redes, o perfil tem enfrentado uma debandada de público. Antes do incidente, a página contava com mais de 22 milhões de seguidores no Instagram, mas agora possui apenas 20,6 milhões. No X, antigo Twitter, a página está com 6,8 milhões de seguidores.