Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (2/9), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), foram apresentados os dados do Observatório da Violência Contra a Mulher, além de destaques para a campanha do Setembro Amarelo e os 26 anos da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam). A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil), no plenário Ruy Araújo.
A presidente da Procuradoria Especial da Mulher da Aleam, deputada Alessandra Campelo (Podemos), destacou a pesquisa do Observatório da Violência Contra a Mulher, ferramenta permanente da Casa Legislativa, instituída por meio da Resolução Legislativa nº 1.049, de 2 de julho de 2024.
Segundo a parlamentar, o levantamento envolveu 63 mil pessoas, sendo considerado a maior pesquisa de opinião com dados primários do Brasil. As informações completas estão disponíveis em observatorio.aleam.gov.br.
“Essa pesquisa trabalha com dados primários e vai até a mulher para entender sua percepção e sentimentos em relação à violência. Isso permite que possamos construir políticas públicas voltadas à realidade da mulher amazônida e de cada região do estado. Foram abordadas várias questões, como a percepção do machismo, as consequências da falta de creches em Manaus e a importunação sexual nos transportes coletivos”, explicou.
A pesquisa também revelou onde as mulheres buscam ajuda contra a violência. Segundo os dados, 87% das entrevistadas afirmaram que podem procurar as delegacias de polícia.
A Procuradoria da Mulher já aparece como referência para 2,4% das mulheres, enquanto o Disque 180 é conhecido por apenas 5,6%, o que indica necessidade de maior divulgação. Em municípios como Tonantins, recentemente marcado por um caso de feminicídio, destacam-se também como locais de apoio os CRAS e Creas, citados por cerca de 18% das entrevistadas.
Afeam
O deputado Adjuto Afonso (União Brasil), vice-presidente da Aleam, ressaltou os 26 anos da Afeam, instituição que já concedeu mais de R$ 1,5 bilhão em crédito e beneficiou mais de 99 mil famílias no estado.
“Mais de 99 mil famílias tiveram acesso aos recursos da Afeam. Quero salientar a importância dessa agência, especialmente para o interior do estado. Neste final de semana estive em Pauini e Lábrea, e lá vemos como o crédito tem ajudado os empreendedores. Que a Afeam possa comemorar muitos anos de atuação voltada à população”, afirmou.
Hospital Veterinário
A deputada Joana Darc (União Brasil) destacou a inauguração do Hospital Público Veterinário do Amazonas, prevista para outubro de 2025, com capacidade para atender mais de 300 animais por dia.
“Quando cheguei à Aleam, tive o apoio do governador Wilson Lima e dos colegas deputados e deputadas. Com a união de esforços, conseguimos destinar recursos, elaborar o projeto e executar a obra. Agora, com a Secretaria Estadual de Proteção ao Animal responsável pela gestão, o Hospital Público Veterinário está prestes a ser entregue”, disse.
A parlamentar adiantou ainda que o projeto terá continuidade. “Pretendemos lançar também o Castramóvel Fluvial, que será o primeiro do mundo. O Hospital Público Veterinário é pioneiro no Amazonas, e agradeço ao governador Wilson Lima pelo apoio”, completou.
Texto – Augusto Costa / Aleam
Foto – Danilo Mello / Aleam