O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) foi homenageado na tarde desta terça-feira, (9/9), em uma sessão especial no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus. A homenagem se deu pelo aniversário de 51 anos da autarquia, comemorado no último dia 30 de agosto. A solenidade, proposta pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT) e conduzida pelo deputado Dan Câmara (Podemos), reuniu autoridades do setor público, representantes de instituições de ensino, entidades profissionais e lideranças da engenharia, agronomia e geociências.
Entre os homenageados, destacam-se Eladio Messias Cameli Júnior (Construtora Etam), Sandra Raposo (Estaleiro Juruá), Carlos Henrique dos Reis Lima (secretário de Estado de Infraestrutura, Seinfra), Madson Lino de Assis Rodrigues (subsecretário de Obras – Seminf), Rafael Assayag (superintendente Federal de Pesca e Aquicultura), Marcellus Campêllo (secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais – UGPE), Daniel Borges (secretário de Estado da Produção Rural – Sepror), Carlos Valente (diretor-presidente do Implurb), Henrique dos Santos Pereira (diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa), Gustavo Picanço (diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – Ipaam), Márcio André Oliveira Brito (presidente do Inmetro), Antônio Aluizio (presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas – CIAMA, e que também foi o segundo presidente do Crea Amazonas), Everton Rabelo Cordeiro (chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental), Nadiele Pereira Pacheco (diretora de assistência técnica e extensão Rural – Idam), José Josimar Soares (conselheiro do Crea-AM), Tanara Lauschner (reitora da Ufam), Maryana Batalha (reitora do Centro Universitário Luterano de Manaus – Ulbra Manaus), Petrúcio de Magalhães Júnior (presidente da Organização das Cooperativas do Brasil no Amazonas – OCB-AM), Jeibi Medeiros da Costa (secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação – Sedecti), Frank do Carmo Souza (presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas – Sinduscon-AM), Henrique Jorge Medina Neto (presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas – Ademi-AM), Teishin Guenka (engenheiro civil e presidente de Honra da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Amazonas – AEAA), Antônio Peixoto (vice-Presidente do Implurb) e Gustavo Brugnara (secretário-executivo de Engenharia da Seinfra).
Durante a sessão, foi entregue uma placa de reconhecimento ao Crea-AM pelo trabalho desenvolvido. Na ocasião, o deputado Dan Câmara falou sobre a importância do Conselho. “É uma instituição que ao longo dos 51 anos vem cumprindo relevantes serviços à sociedade”.
O superintendente federal de Pesca e Aquicultura, Rafael Assayag, que foi um dos homenageados, destacou a tradição familiar ligada ao Conselho.
“São 51 anos de história, de luta pela engenharia e pelas geociências. Eu me sinto muito honrado por essa homenagem e espero que o grande trabalho desenvolvido pela presidente Alzira siga fortalecendo esse espírito de união entre os profissionais”, afirmou.
A engenheira civil Sandra Raposo, gerente de Obras Civis do Estaleiro Juruá, também lembrou sua trajetória junto ao Conselho. “O Crea sempre foi minha casa. Hoje é uma alegria poder celebrar essa data e também representar a empresa e os profissionais que ajudam a desenvolver o Amazonas”, ressaltou.
Relevância institucional
A presidente do Crea-AM, engenheira de pesca Alzira Miranda, recebeu a placa em nome do Conselho e enfatizou a importância da homenagem como símbolo do reconhecimento da sociedade amazonense ao trabalho desenvolvido.
Segundo ela, o momento marca uma nova fase para a instituição. “Temos buscado dar mais visibilidade ao Crea Amazonas, aproximando o Conselho dos profissionais e fortalecendo a rede de apoio entre eles. Ao homenagearmos lideranças que estão à frente de órgãos, universidades e entidades, homenageamos todos os engenheiros, agrônomos e geocientistas que atuam diariamente pelo desenvolvimento do nosso estado. O nosso sistema precisa ser visto, lembrado e respeitado, e é isso que estamos construindo”, afirmou.
Mais informações: Leanderson Lima (assessor de comunicação do Crea Amazonas) (92) 99631-5091
Foto: Divulgação