Neste sábado, 16, estudantes da 3ª série do Ensino Médio estiveram reunidos para a Aula Inaugural do projeto ‘Aprova Terceirão’, uma iniciativa do Governo de Roraima por meio da Secretaria de Educação e Desporto para incentivar os jovens a estudarem e ingressarem no Ensino Superior.
A Aula Inaugural ocorreu no auditório do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima e contou com as palestras “Autoresponsabilidade: o caminho para o sucesso”, com a policial militar Karol Goiano, e “A importância de se preparar para o vestibular”, com o professor de Geografia Wilson Saraiva. Os estudantes também conheceram o corpo docente responsável pelos aulões.
O vice-governador Edilson Damião prestigiou o evento e destacou o trabalho do Governo para incentivar os estudos dos jovens:
“Hoje, sábado, estamos prestigiando a aula inaugural do terceirão. O Governo do Estado faz o seu papel de incentivar esses alunos a estudarem, principalmente de forma gratuita, recebendo aqui todo o material de ensino de professores voluntários, que estarão dando aula para poder melhorar o aprendizado desses alunos e prepará-los mais do que nunca para o mercado de trabalho e para o vestibular”, ressaltou Damião.
Aprova Terceirão ofertará aulas aos sábados
O projeto ofertará aulões aos sábados no Colégio Estadual Militarizado Professora Maria de Lourdes Neves, no bairro Pintolândia, e no Colégio Estadual Militarizado Irmã Maria Teresa Parodi, no Residencial Vila Jardim. Participam do projeto 318 estudantes. As aulas começam no próximo sábado, 23, e seguem até o final do ano.
Os professores que vão ministrar as aulas são docentes voluntários, civis e militares, que ministrarão aulas dos principais componentes curriculares como Matemática, Língua Portuguesa, Química, Física, História, Geografia, Biologia e Língua Estrangeira.
Serão conteúdos para complementar os estudos dos jovens que se preparam para enfrentar o vestibular e também o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O objetivo é reforçar os conhecimentos e apoiar os estudantes nesse período importante da vida acadêmica. O professor Douglas do Vale ministrará aulas de Química e disse que o foco será a resolução de questões.
“Quando fiquei sabendo do projeto através das redes sociais da Secretaria de Educação, eu prontamente me voluntariei para ajudar no ingresso desses jovens no Ensino Superior. Então nós estaremos lá, sou professor de Química, com aulas dinâmicas voltadas prioritariamente para a resolução de questões”, disse Douglas.
Para o secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad, o projeto vem para reforçar o aprendizado dos estudantes.
“Hoje estamos oferecendo mais de 300 vagas aos nossos alunos da rede para participarem dos aulões. O objetivo é mais aprovações no Ensino Superior. Nós sabemos que os nossos estudantes estão preparados, que eles conseguem muitas aprovações, mas decidimos aprimorar e melhorar ainda mais para que eles consigam ampliar os seus leques de oportunidades”, disse Mikael.
Alícia Araújo está entre os jovens estudantes que vão participar dos aulões. Para ela, que estuda no Colégio Estadual Militarizado Fernando Grangeiro de Menezes, esta é uma grande oportunidade para ampliar seus conhecimentos.
“Eu tenho uma expectativa muito grande porque sei que é uma oportunidade enorme para ingressar nos concursos e também conquistar meu sonho. Eu quero cursar Medicina, e sei que vai me ajudar muito a passar no vestibular. Obrigada, Secretaria de Educação, por essa oportunidade”, finalizou.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Mágida Azulay Khatab
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed