Produtora brasileira liderada pelos jovens Elnatan Dolce, Davi Xiang Li e Talita Cumi nasceu criando novelas verticais e expandiu sua atuação para produções horizontais como a ficção científica que tem garantido vaga em festivais pelo mundo
A Baiju Productions acaba de alcançar mais uma conquista que aponta para o seu futuro em produções mais diversas, que vão muito além das novelas verticais. A produção “Antiutopia” foi premiada com um Silver Ticket no Rio Web Fest, o que garante seleção direta para o Toronto Web Fest, um dos mais importantes festivais internacionais dedicados à narrativa digital e às novas linguagens audiovisuais.
Esta não será a primeira jornada internacional de Elnatal Dolce, Davi Xiang Li e Talita Cumi, já que o filme já fez parte a seleções dos festivais Roma Film Portal (Itália) e HISA Internaticonal Awards (Coreia do Sul), além do Cine Fantasy, em São Paulo.
O reconhecimento posiciona a Baiju entre os nomes emergentes do audiovisual brasileiro, reforçando seu protagonismo em formatos inovadores e sua capacidade de dialogar com as demandas contemporâneas de consumo audiovisual.
Uma experiência na ficção científica
Enquanto nas novelas verticais os romances e dramas familiares dominam os enredos, em “Antiutopia”, os jovens navegaram pela ficção científica, e a escolha tem rendido um bom reconhecido ao trabalho da Baiju.
Em um futuro no qual respirar é um privilégio e a chuva pode ser letal, Ofér desafia os limites da sobrevivência correndo pelas ruas de um mundo condenado. Mas quando um simples erro o obriga a buscar abrigo em uma casa desconhecida, ele percebe que o verdadeiro perigo pode não estar do lado de fora. Conforme a tensão cresce, Ofér se vê preso em uma teia de segredos perturbadores, onde nada é o que parece e escapar pode ser mais difícil do que ele imagina.
Caminho inverso dos grandes players do mercado
Diferentemente do caminho tradicional percorrido pelos gigantes do audiovisual que partem do audiovisual clássico para o digital e começam a dar os primeiros passos na tela vertical, a Baiju nasceu na contramão dessa lógica. Teve origem no formato pensado para dispositivos móveis e consumo em plataformas sociais, e, a partir desse DNA nativo-digital, expandiu seu portfólio para produções horizontais, consolidando-se como uma produtora híbrida e adaptável às novas dinâmicas de mercado.
Assim, o Silver Ticket não é apenas um prêmio: é uma validação internacional de um modelo de produção ousado, ágil e alinhado ao futuro do storytelling. “Antiutopia” representa não só uma obra, mas um statement criativo sobre como narrativas autorais podem nascer no digital e ganhar escala global.
O Silver Ticket concedido no Rio Web Fest é um passaporte direto para festivais parceiros internacionais, eliminando a necessidade de nova submissão. Isso significa que “Antiutopia” já está automaticamente selecionada para integrar a programação do Toronto Web Fest, ampliando sua visibilidade junto a curadores, distribuidores, plataformas de streaming e imprensa internacional.
Sobre a Baiju Production
A produtora representa a maturidade da geração que cresceu com o celular na mão e agora profissionaliza o conteúdo nativo das plataformas digitais em um novo gênero audiovisual. Nasceu do encontro entre três jovens criadores (Elnatan Dolce, Davi Xiang Li e Talita Cumi) que transformaram sua experiência como atores, roteiristas e diretores de conteúdo digital em uma produtora audiovisual. Sua primeira grande produção foi “Trocados FC”, que já ultrapassou 46 milhões de visualizações nas plataformas e ficou em primeiro lugar na aba “Novelas” do TikTok.
Como influenciadores, cada um dos sócios acumula milhões de visualizações e colaborações com grandes marcas, explorando o humor, a emoção e a linguagem cinematográfica em vídeos verticais. Foi dessa experiência, diretamente conectada ao comportamento das audiências online, que surgiu a percepção do novo mercado.
Com base nessa leitura, a Baiju passou a estruturar um modelo de produção inspirado nas séries e novelas tradicionais, mas adaptado ao universo mobile. Cada projeto é desenvolvido com processos de roteiro, direção, captação e edição profissionais, respeitando o tempo, o enquadramento e o ritmo da tela vertical.
O resultado é um produto que une o rigor técnico do audiovisual ao dinamismo da internet, ou seja, ficção cinematográfica pensada nativamente para o celular.
Mais do que acompanhar uma tendência, Elnatan, Davi e Talita são representantes de uma geração que ajudam a desenhar o futuro do entretenimento digital brasileiro. Ao profissionalizar um formato que nasceu nas redes, consolidam uma nova categoria criativa e reafirmam o protagonismo dos criadores independentes na transformação da indústria audiovisual, muito antes da maior emissora de TV do país anunciar sua chegada.
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