A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu, na noite de segunda-feira (19/05), cerca de 210 quilos de pirarucu seco na Base Fluvial Arpão 3, nas proximidades de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). Na ação, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), um homem de 47 anos foi preso pelo transporte ilegal do pescado e não apresentou autorização ambiental.
Por volta das 20h30, a equipe policial abordou a embarcação Izabel I, oriunda de Tonantins ( a 865 quilômetros distante de Manaus) com destino à capital amazonense. Durante a fiscalização na câmara frigorífica do barco, foram encontradas quatro sacas de fibra de pirarucu seco. Após perícia realizada pela Polícia Técnico-Científica (DPTC), foram constatados cerca de 210 quilos do pescado.
Ao ser questionado, o gerente da embarcação alegou que o pescado pertencia a outro funcionário, que admitiu não ter a documentação necessária para o transporte. O homem foi preso por suspeita de transporte ilegal previsto no Art. 34 da Lei 9605/98.
Diligências
O suspeito, o gerente da embarcação e o pescado apreendido foram encaminhados à Delegacia da Base Arpão III para os procedimentos legais.
Período de defeso
O período de defeso é o intervalo do ano em que a pesca e comercialização de determinadas espécies são proibidas ou restritas, com o objetivo de preservar a fauna aquática e garantir a reprodução dos peixes. O pirarucu, por ser uma espécie protegida todo o ano, só pode ser pescado em áreas manejadas, com autorização do Ibama, respeitando limites de quantidade e identificação por selo de origem.
Fotos: Divulgação/SSP-AM.
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM)