Unidade fluvial atenderá, a partir desta sexta-feira (22/08), na comunidade de Santana
O Barco Hospital São João XXIII inicia, na sexta-feira (22/08), sua 16ª expedição, desta vez no município de Boa Vista dos Ramos (a 271 quilômetros de Manaus). A embarcação fica ancorada até o dia 26 de agosto na comunidade Santana, onde fará os atendimentos à população ribeirinha da região e adjacências.
A expedição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, ressalta a importância da ação para ampliar o acesso da população do interior a serviços especializados.” Os atendimentos na unidade fluvial reafirmam o compromisso do Governo do Amazonas em garantir que os serviços cheguem a todos, inclusive às comunidades mais distantes. Levar consultas, exames e cirurgias representa mais qualidade de vida para milhares de pessoas”, destaca a secretária.
Nesta edição, a população terá acesso a atendimentos em oito especialidades médicas e odontológicas, com profissionais de Radiologia, Anestesiologia, Odontologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Ortopedia. Além das consultas, serão ofertados exames, vacinação e dispensação de medicamentos.
O coordenador do Barco Hospital São João XXIII, Frei Matias, reforçou a relevância do atendimento itinerante. “Os barcos tornam-se verdadeiras unidades móveis de cuidado, oferecendo consultas, exames, orientações e até procedimentos de maior complexidade. Dessa forma, além de garantir assistência essencial, promovem dignidade e qualidade de vida às populações que vivem às margens dos rios”, afirmou.
Balanço
Desde a primeira expedição, em dezembro de 2024, o Barco Hospital São João XXIII já realizou cerca de 94 mil atendimentos. Antes de Boa Vista dos Ramos, a embarcação esteve em Beruri (a 73 quilômetros de Manaus), entre os dias 7 e 14 de agosto, quando foram registrados 7.950 procedimentos, entre eles: 1.045 consultas médicas e 153 odontológicas; 1.611 procedimentos odontológicos; 2.360 exames laboratoriais; 217 eletrocardiogramas; 220 mamografias; 229 exames de raio-X; além de 18 cirurgias de baixa complexidade e 61 de média complexidade.
Entre os procedimentos, os cirúrgicos oftalmológicos tiveram destaque, somando 70. Ao todo, 61 pacientes passaram por internação. A expedição também garantiu a entrega de 711 kits de medicamentos, com orientação e assistência farmacêutica.
Estrutura moderna
O Barco Hospital dispõe de equipamentos de ponta e estrutura hospitalar com 14 leitos, sendo dez de internação e quatro de recuperação pós-anestésica. O espaço conta, ainda, com salas de cirurgia equipadas para oftalmologia, videocirurgia, ultrassom, mamografia, raio-X, eletrocardiograma, além de posto de enfermagem, farmácia, sala de coleta e triagem.
Os interessados devem comparecer ao Barco Hospital munidos de documentos pessoais (identidade e CPF) e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento inicia a partir das 7h.
FOTO: Evandro Seixas / SES-AM