– O presidente Jair Bolsonaro (PL) será o primeiro chefe de estado a discursar na reunião marcada pelo encontro de líderes mundiais. O chefe do executivo está em Nova York, nos Estados Unidos (EUA), para discursar na abertura da 77ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Durante o dircurso, o presidente deverá destacar a economia brasileira, questões ambientais, como a expectativa de ampliar a geração de energia limpa como o hidrogênio verde com base na produção de energia eólica, e ainda questões ligadas as eleições presidenciais deste ano.
Bolsonaro deve também ter reuniões com os presidentes Guillermo Lasso (Equador), Alejandro Giammattei (Guatemala) e Aleksandar Vui (Sérvia) e deve retornar no fim desta terça-feira.
O Itamaraty informou que não há previsão de Bolsonaro se reunir, com o presidente norte-americano, Joe Biden, nem com líderes de outras potências mundiais e justifica que há incompatibilidade de agendas, já que o calendário eleitoral não permite que o presidente brasileiro fique muito tempo fora do país.
Bolsonaro chegou em Nova York, na noite desta segunda-feira (19) e cumpre agenda internacional dias após participar do funeral do funeral da Rainha Elizabeth II, em Londres.
Fonte: D24am