Paraná – Um deslizamento de terra no km 669 da BR-376, localizado no município de Guaratuba, no Paraná, na noite da última segunda-feira (28) deixou pelo menos uma pessoa morta. A enxurrada que desceu da encosta carregou pelo menos 11 veículos, sendo sete caminhões e quatro carros de passeio. A energia elétrica e as condições do clima impediram as buscas na madrugada.
A morte foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, que também conseguiu resgatar duas pessoas para hospitais da região. As autoridades ainda não confirmaram a quantidade total de veículos atingidos pela lama que desceu o morro.
O governo do Paraná também não informou quantas pessoas estão desaparecidas. As buscas por sobreviventes foram interrompidas na madrugada devido à instabilidade do tempo, mas foram retomadas na manhã desta terça-feira (29).
O deslizamento começou por volta das 15h30 de segunda-feira (28), quando um talude cedeu e atingiu uma das faixas da pista no km 669, no trecho de serra. Após esse primeiro deslizamento, a concessionária interditou uma das pistas e o trânsito seguiu em pista única.
Por volta das 19h ainda da segunda-feira, houve um segundo deslizamento, que atingiu veículos que passavam pelo local.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com a concessionária Arteris existem interdições nos seguintes pontos:
BR-376, km 669 – Guaratuba: interdição total em ambos os sentidos
BR-277, km 60 – São José dos Pinhais: interdição da pista sentido litoral devido a deslizamento no km 41, em Morretes
BR-116, km 51 – Campina Grande do Sul: interdição parcial da pista sentido São Paulo devido a queda de barreira
PR-410, Estrada da Graciosa – trecho interditado
Fonte: D24am