O mercado de marinas no Brasil registrou um crescimento de US$ 196,4 milhões em 2021 para US$ 223,6 milhões em 2025 e deve chegar a mais de US$ 303 milhões em 2033 conforme pesquisa global. Durante o São Paulo Boat Show, líderes e especialistas reforçam a importância das estruturas náuticas para o desenvolvimento de um segmento de alta geração de empregos.
SETEMBRO, 2025 – A indústria de marinas na América do Sul cresceu de US$ 577,388 milhões em 2021 para US$ 667,454 milhões em 2025 e deve registrar um crescimento acelerado até 2033, de 86,51%, conforme pesquisa recente global da norte-americana especializada Cognitive Market Research. Dessa forma, esta indústria deve atingir US$ 918,699 milhões até 2033 com um crescimento anual médio de 4,074%. O Brasil é líder na América do Sul com mercado de US$ 223,6 milhões (33,51%) e deve superar a marca de US$ 303 milhões até 2033. No entanto, diante de seus recursos naturais, com seus 8.500 km de costa marítima e mais de 42.000 km de vias navegáveis interiores, o setor ocupa a 11ª posição global e ainda navega a uma velocidade abaixo do seu potencial, com a falta de infraestrutura de apoio, especialmente marinas, o principal entrave para a expansão do mercado.
Durante o São Paulo Boat Show, o maior evento náutico da América Latina, que encerrou nesta terça-feira na capital paulista, projetos relacionados à implantação ou expansão de estruturas náuticas foram destaques apresentados por governos e especialistas.
“A marina é uma mola propulsora. Quando se instalou em Itajaí (SC), trouxe junto grandes empresas, atraiu mão de obra qualificada, recursos e investimentos. O turismo precisa desse tipo de equipamento para promover e divulgar o destino. A partir da Marina Itajaí, tanto a indústria naval e náutica quanto o turismo de negócios ganharam força, e consolidaram Itajaí como um polo de desenvolvimento econômico e turístico”, destacou durante o Boat Show, Ronaldo Jansen Júnior, secretário de turismo de Itajaí, em Santa Catarina, município que se consolidou como o maior polo náutico brasileiro e demonstra a contribuição de uma marina bem estruturada para o desenvolvimento.
A Marina Itajaí, um dos maiores complexos náuticos do país, registra até 3 meses de espera para manutenção, um retrato do déficit estrutural que limita o crescimento do setor. A situação demonstra a necessidade de investimentos públicos e privados capazes de transformar o potencial náutico em desenvolvimento turístico e econômico, que fomentam lazer, geram empregos e valorizam as cidades costeiras e fluviais.
Dados da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (ACOBAR) mostram que a indústria náutica já é um grande gerador de empregos, com cerca de 150 mil postos de trabalho diretos e indiretos. No entanto, o Brasil enfrenta um déficit de mais de 55 mil vagas para embarcações em todo o território nacional. Essa escassez de vagas é uma barreira ao crescimento, e limita a capacidade do país de absorver o aumento na produção e na demanda por barcos de lazer.
“Vejo marinas como destinos. O que queremos é que os navegadores possam sair com seus barcos e encontrar locais adequados para atracar, com segurança e qualidade. Quanto mais marinas, melhor. Esse é o caminho que o setor pede: embarcações cada vez maiores e modernas precisam de estruturas do mesmo nível”, comentou Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí, durante visita ao São Paulo Boat Show.
Entre as iniciativas de estímulo do setor, o Ministério do Turismo lançou no São Paulo Boat Show o Guia Náutico, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O material reúne diretrizes técnicas para orientar a criação de marinas, píeres e rampas em todo o país, com recomendações de sustentabilidade, viabilidade econômica, cronogramas de execução, parâmetros de custo e financiamentos. Em termos de projetos viabilizados, o Estado de São Paulo segue com o programa de implantação de estruturas náuticas em cidades do interior. Além disso, prevê, nos próximos dois anos, investimentos de R$ 50 milhões no setor em todo o estado, e movimentar cerca de R$ 21 bilhões ao ano até 2033. Os empregos gerados, que hoje somam 67 mil postos, devem passar para 188 mil no período.
Em Santa Catarina, estado que concentra 50% da produção nacional de barcos a motor, a Marina Itajaí segue em expansão com investimentos como no maior shopping em uma marina do Brasil, em R$ 100 milhões, em construção e que deve ser inaugurado na temporada 2026/2027.
Sobre a Marina Itajaí
Com início das operações em 2016, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, o Zephyr Seafood & Nikkei e o Zebuíno Parrilla e Fogo, com amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. Foi a primeira marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015 e Bandeira Azul.
Mais informações: https://www.marinaitajai.com/