A apresentação do projeto JAQ Hidrogênio com a meta de produzir barcos para exploração e pesquisas 100% autossuficientes e movidos à hidrogênio verde é a resposta do visionário Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, a uma pergunta que guiou a sua carreira de mais de cinco décadas dedicada à náutica: como a navegação pode evoluir de forma responsável com as águas?
Outubro, 2025 – Um dos anúncios mais aguardados da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), o JAQ Hidrogênio, divisão do Grupo Náutica, por meio do presidente Ernani Paciornik, visionário e especialista do setor, apresentará a embarcação de pesquisas e explorações, o JAQ H1 que representa na prática a missão do projeto brasileiro: a de criar barcos de grandes dimensões 100% movidos a hidrogênio. O lançamento da JAQ H1, de 36 metros, com operações da hotelaria do barco prontas para operar com H2, será no dia 9 de novembro e ocorrerá no centro do debate climático global. Além de um marco tecnológico, é resultado de uma visão de cinco décadas de Ernani Paciornik, com trajetória comprovada em implantar soluções ao desenvolvimento do mercado náutico brasileiro e contribuições com inúmeras campanhas ambientais voltadas às águas.
A apresentação do primeiro barco que marca a fase 1 do projeto responde a uma pergunta que guiou a sua jornada de vida: como a navegação pode evoluir de forma simbiótica com as águas? A sua trajetória, que começou com a criação da Revista Náutica (líder do setor no Brasil) e se consolidou com os Boat Shows, os maiores eventos do setor na América Latina, sempre foi marcada por uma dupla ambição: fomentar a cultura náutica e promover a sustentabilidade.
Essa visão de longo prazo está impressa no DNA do JAQ H1. A embarcação de 36 metros, que está em fase de testes finais no estaleiro Inace, em Fortaleza, foi concebida como um avançado “laboratório flutuante”. A sua missão, como plataforma de pesquisa e educação ambiental nos biomas brasileiros, reflete o compromisso histórico de Paciornik, que já na década de 1990 se uniu ao cartunista Ziraldo para criar a icônica campanha de conscientização “Só jogue na água o que o peixe pode comer”, além de ter participado da criação da SOS Mata Atlântica e ter incentivado campanhas.
O projeto “verde” que será levado à COP30 com suas operações internas – de iluminação a serviço de bordo – prontas para operar com o hidrogênio, é sustentado por um grupo de parceiros estratégico, uma aliança que demonstra a capacidade de curadoria e de articulação de seu idealizador, Ernani Paciornik. A parceria une gigantes: a expertise em energia da Itaipu Parquetec à força industrial da GWM (chinesa automotiva) e da MAN (alemã de motores), as quais mitigam os riscos que paralisaram outros projetos de hidrogênio verde globalmente. Também se aliam ao consórcio marcas de renome em design como a Artefacto, Café Orfeu e a Heineken, que vem revolucionando a forma de fabricar produtos com a utilização de energia limpa.
A apresentação na COP30 também revelará um roteiro, fruto da experiência de quem conhece profundamente os desafios do setor. Após apresentar o barco ao vivo e as sua tecnologia para operar com hidrogênio, a empresa vai anunciar as próximas fases que culminam com o desenvolvimento do JAQ H2, uma embarcação maior, de 50 metros, 100% autossuficiente.
“A apresentação do JAQ H1 em Belém e da continuidade das ações do projeto, representa um marco para o nosso país, graças à colaboração de um grupo de empresas visionárias e com alta capacidade para trazer inovação em tecnologia, arquitetura, performance e engenharia. O Brasil tem plenas condições para se destacar na área marítima, já que concentra, além de um potencial único pelas águas, e a riqueza de seus biomas, marcas e talentos para contribuir de fato com uma navegação mais limpa. Além disso, com essa novidade, iremos de encontro ao desejo da presidência brasileira da COP30 em fortalecer a Agenda de Ações com atitudes concretas,” destaca o idealizador do projeto Ernani Paciornik.
Sobre o Grupo Náutica
Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em inovação, sustentabilidade, infraestrutura, eventos e comunicação na área náutica. É formado pela Revista Náutica (www.nautica.com.br), pioneira e líder no setor; o Boat Show, mais importante salão náutico da América Latina com as edições de São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Foz do Iguaçu; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo; a SF Marina, especialista global em docas flutuantes de concreto e quebra-mares para marinas, portos e orlas marítimas; e o JAQ Hidrogênio, com projetos inovadores focados em pesquisas e sustentabilidade. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.




