Nesta terça-feira (18/06), o Instituto Projeta divulgou pesquisa de intenções de voto dos eleitores de Parintins realizada em junho. No cenário estimulado, a vereadora e pré-candidata a prefeita, Brena Dianná (UB), aparece na liderança com 46,52% da preferência do eleitorado. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o nº AM-01769/2024, no dia 10 de junho deste ano.
No cenário 2, quando perguntado aos eleitores, se a eleição fosse hoje e em quem votariam, sendo que os candidatos apresentados eram apenas Brena Dianná e Mateus Assayag (PSD), a vereadora sobe ainda mais nas intenções de votos, atingindo 58,08% contra 28,35% do outro candidato.
Se a disputa fosse entre Brena Dianná e a ex-primeira-dama, Michele Valadares (Novo), o estudo revela que a parlamentar parintinense dispara, chegando a 60,14% contra 24,23% da política mineira.
Rejeição
O ex-secretário de Obras e pré-candidato, Mateus Assayag, foi o mais rejeitado. Obteve 41,41% dos entrevistados que declararam que não o escolheriam para ocupar o cargo de prefeito de Parintins. Em segundo lugar, Michele Valadares com 21,13%. Brena Dianná obteve a menor nota neste quesito, apenas 14,43%.
A margem de erro da pesquisa é de 4,05%. O nível de confiança é de 95%. Foram entrevistadas 582 pessoas.
Pesquisas anteriores
Em todas as pesquisas realizadas no ano passado, a vereadora Brena Dianná ocupou a liderança, tendo ampla vantagem sobre os demais candidatos.
E novembro de 2023, o Instituto Perspectiva divulgou que na amostragem estimulada, Brena Dianná venceria o pleito com 32,4%. Em dezembro do mesmo ano, o Instituto Projeta também constatou a preferência de Dianná junto ao eleitorado parintinense, estimado em 54 mil pessoas. Nesta pesquisa, o nome da parlamentar obteve 34,68% de aceitação para ocupar o cargo de chefe do Poder Executivo de Parintins.