Manaus – Em sessão solene realizada nesta segunda-feira (18.08), o advogado Dr. Adriano Menezes Hermida Maia foi homenageado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), com a Honra ao Mérito da Advocacia, reconhecimento destinado a profissionais que se destacam na defesa da Justiça e da cidadania.
A solenidade foi proposta pela vereadora Yomara Lins (Podemos), que também é advogada de formação, e contou com a presença de autoridades, representantes de instituições jurídicas, parlamentares e membros da sociedade civil.
“Falo aqui não apenas como vereadora, mas também como advogada. Sei, na pele, o que significa abraçar essa missão. A advocacia exige coragem, estudo, resiliência, mas, acima de tudo, exige humanidade. É ser a voz de quem não é ouvido e o amparo de quem busca justiça. Hoje celebramos uma profissão que é pilar da democracia e da cidadania”, afirmou a parlamentar.
A homenagem marca não apenas um momento de celebração individual, mas também de reafirmação de raízes históricas profundamente ligadas ao Judiciário Amazonense. Descendente de uma família de juristas e servidores públicos que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento institucional do Estado, Dr. Adriano representa a continuidade de uma tradição de compromisso com a Justiça e com o progresso social do Amazonas. Com trajetória consolidada na advocacia nacional, Dr. Adriano é especialista em processo civil e tributário com ênfase em risco fiscal, atua como docente no ensino superior, é palestrante em temas jurídicos de grande relevância e advogado defensor de tutelas coletivas e superendividamento, área em que se tornou pioneiro com a publicação do Manual do Superendividado, obra já reconhecida no meio jurídico e que tem orientado milhares de brasileiros na busca por soluções para dívidas e recuperação de sua dignidade financeira.
“Essa homenagem da Câmara Municipal de Manaus é, para mim, um chamado à responsabilidade e à continuidade do trabalho em defesa da sociedade amazonense e brasileira. É também um reconhecimento que compartilho a minha família, esposa e filhos, bem como com meus ilustres antepassados, que ajudaram a construir as bases do nosso Judiciário”, declarou Dr. Adriano em seu discurso de agradecimento.
O reconhecimento municipal simboliza o início de uma nova etapa de sua atuação pública, posicionando o advogado como uma das referências nacionais na defesa do cidadão e no combate ao superendividamento.
Raízes no Judiciário Amazonense
Sua trajetória faz parte de tradição familiar na advocacia amazonense, da magistratura e promotoria. Descendente da nobiliarquia luso-brasileira das famílias Guimarães e Casa da Maia, o Dr. Adriano integra uma tradição que inclui o Desembargador Gaspar Antônio Vieira Guimarães (diretor da antiga Faculdade de Direito de Manaus e presidente do TJAM), o Desembargador Jovino Anthero de Cerqueira Maia (primeira composição do Tribunal republicano) e o Promotor de Justiça Gaspar Guimarães Maia. É neto do saudoso Dr. Walfrido Augusto Hermida Maia, juiz de direito da Capital, que também atuou como desembargador em exercício por cerca de dois anos, ilustre por sua dedicação a magistratura, seu avô foi homenageado com a nomeação do Fórum de Ipixuna, Dr. Walfrido Augusto Hermida Maia conforme Resolução n.º 12/2015 do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas.
Assessoria de Imprensa – Arthemisa Gadelha
92 98118-5860
Foto: Sandro Horoshi