Com a meta de vacinar 255.480 animais na Campanha Anual de Vacinação Antirrábica até o dia 6 dezembro, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Doutor Carlos Durand, da Prefeitura de Manaus, já imunizou 156.401 animais (50.661 gatos e 105.740 cães).
A etapa urbana da campanha, com a vacinação de casa em casa, foi iniciada no dia 20 de setembro, atendendo comunidades nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste. O trabalho está sendo executado por 220 vacinadores contratados especificamente para atuação no período de campanha, de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h.
O diretor do CCZ, médico veterinário Rodrigo Araújo, informa que a vacina deve ser aplicada anualmente e o critério para a vacinação é que o animal apresente boas condições de saúde e tenha ao menos três meses de idade.
“Após imunizar os animais, os vacinadores, que estão identificados com a camisa da campanha, entregam um comprovante de vacinação ao tutor do cão ou gato. A vacinação é muito importante por se tratar de uma doença ainda letal em quase 100% dos casos, e graças a vacinação gratuita disponibilizada durante o ano todo pelo CCZ não temos casos de raiva em Manaus há mais de 20 anos”, destacou Rodrigo Rodrigues.
Segundo Rodrigo Rodrigues, a meta para Manaus é imunizar 75 mil animais entre a população felina e 180.480 animais da população canina.
“A campanha deste ano já alcançou 58,6% da meta para a vacinação de cães, com a imunização de 105.740 animais, e 67,5% da meta para a vacinação de gatos, com a imunização de 50.661 animais”, informou o diretor.
As agendas semanais da campanha podem ser acompanhadas no site semsa.manaus.am.gov.br e nas redes sociais da Semsa Manaus, e os tutores dos animais fiquem atentos à passagem das equipes de imunização nas localidades previstas.
Durante a campanha, o CCZ também está oferecendo a vacinação antirrábica em três postos fixos: na sede do CCZ, na avenida Brasil, s/nº, bairro Compensa, zona Oeste, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, e sábado, das 8h às 12h; no Centro de Convivência Padre Pedro Vignólia, na rua Tupinambá, 119, Cidade Nova, zona Norte, de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h; e no Centro de Convivência da Família e do Idoso Prefeito José Fernandes, rua Barreirinha, nº 14, quadra 45, bairro São José Operário, zona Leste, fixos, de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h.
Zoonose
A raiva é uma zoonose, causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central, transmitida por mamíferos. Pode ser transmitida dos animais para o ser humano, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura, quando ocorre o contato com a saliva de um animal infectado. Animais domésticos, como cães e gatos, e silvestres, em especial morcegos e macacos, são os principais transmissores.
Caracterizada como uma encefalite progressiva e aguda, atingindo o sistema nervoso central, é causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae, sendo letal em aproximadamente 99% dos casos em humanos e 100% em animais.
— — —
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa