Maratonas hoje e amanhã celebram as indicações do filme “O Agente Secreto” no Globo de Ouro
O Brasil já pode entrar em clima de festa. Nesta segunda-feira (8), “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, foi indicado em três categorias ao Globo de Ouro 2026: Melhor Filme de Drama, Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator (Wagner Moura). Para celebrar, o Canal Brasil exibe hoje e amanhã, 8 e 9 de dezembro, uma programação com filmes de Wagner Moura e do diretor Kleber Mendonça Filho.
Além do Globo de Ouro, “O Agente Secreto” acumula prêmios e indicações internacionais: venceu o Prêmio dos Críticos de Los Angeles como Melhor Filme de Língua Não Inglesa e, na última sexta-feira (5), foi indicado como Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator (Wagner Moura) no Critics Choice Awards, que será realizado no dia 4 de janeiro.
A programação do Canal Brasil começa hoje, segunda, às 19h30, com uma entrevista inédita de Wagner no “Cinejornal”. Na conversa com Simone Zuccolotto, o ator comenta sobre a peça “Um Julgamento – Depois do inimigo do Povo”, de Christiane Jatahy, que ficou em cartaz no CCBB RJ entre outubro e novembro deste ano, e sobre “O Agente Secreto”. Para Wagner, os projetos abordam temas que dialogam entre si. “São dois personagens que sofreram injustiças e como eles lidam com elas. No caso do ‘O Agente Secreto’, eu acho que ele empresta muito à temperatura emocional de Kleber que é mais estoica, eu diria, do que a minha. No teatro, fazendo a peça, eu exercito um pouco mais a minha personalidade explosiva quando o assunto é injustiça”.
Em seguida, às 22h, será exibida a mostra dedicada ao diretor Kleber Mendonça Filho, que abre com o longa-metragem “Bacurau”, importante título do cineasta. Em codireção com Juliano Dornelles, o filme conquistou diversos troféus como o Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 2019 e o Prêmio Grande Otelo em 2020. Em seguida, o canal apresenta “Aquarius”, outra produção emblemática do diretor, também vencedor do Prêmio Grande Otelo em 2017.
A homenagem a Wagner Moura acontece na terça-feira, dia 9. A partir das 19h30, serão exibidos filmes fundamentais da carreira de Moura, incluindo “Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora é Outro”, “Praia do Futuro”, “Carandiru”, “Deus É Brasileiro”, “O Homem do Ano”, “Saneamento Básico, O Filme”. A maratona encerra com os longas “Ó Paí, Ó” e “O Homem do Futuro”. Em “Tropa de Elite 2”, treze anos após o primeiro filme, Wagner reencarna o Tenente Coronel Nascimento, que lida com problemas com o filho, crescimento do BOPE e conflitos entre policiais e milícias no Rio de Janeiro. Já em “Praia do Futuro”, o ator interpreta Donato, um salva-vidas que, após tentar salvar um amigo de Konrad (Clemens Schick), um alemão piloto de motovelocidade, de um afogamento, apaixona-se por ele e parte para Berlim, deixando Ayrton (Jesuíta Barbosa), o irmão mais novo para trás.
No clássico “Carandiru”, o personagem de Wagner, Zico, é um dos detentos da Casa de Detenção de São Paulo, e sua participação foi marcada pela densidade da história. Em “Deus É Brasileiro”, o ator interpreta Taoca, um esperto pescador que vê em seu encontro com Deus (Antônio Fagundes) sua grande chance de se livrar dos problemas pessoais. No longa “O Homem do Ano”, o ator dá vida à Suel, um criminoso conhecido na região da Baixada Fluminense que zomba do protagonista Máquiel (Murilo Benício), o que leva a um duelo e marca o início da transformação de Máquiel em um “Homem do Ano” para a comunidade. Wagner Moura estrelou “Saneamento Básico” interpretando Joaquim, o marceneiro que ajuda a construir a fantasia do monstro. O filme é sobre moradores de uma vila no Sul do Brasil que, para conseguir verba da prefeitura para construir uma fossa de esgoto, decidem fazer um filme de ficção sobre a obra.
Já no emblemático longa “Ó Paí, Ó”, Wagner interpreta Boca, um malandro carismático e conflituoso que vive no cortiço de Salvador, e sua relação tensa com o personagem Roque (Lázaro Ramos) é central. Para finalizar, em “O Homem do Futuro”, Wagner vive João/Zero, um cientista genial, mas infeliz porque há 20 anos foi humilhado publicamente durante uma festa e perdeu Helena (Alinne Moraes), uma antiga e eterna paixão.
Cinejornal com Wagner Moura – Inédito
Horário: Segunda, dia 8/12, às 19h30
Apresentação: Simone Zuccolotto
Sessão dupla Kleber Mendonça Filho
Horário: Segunda, 8/12, a partir das 22h
Bacurau (2019) (2020) (72′)
Horário: Segunda, 8/12, às 22h
Classificação: 16 anos
Direção: Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho
Sinopse: No sertão brasileiro, Bacurau acaba de perder dona Carmelita, uma moradora respeitada por todos. Logo, estranhos episódios começam a acontecer e o fora da lei Lunga é chamado para ajudar seus conterrâneos.
Aquarius (2016) (145′)
Horário: Terça, 9/12, à 0h10 (madrugada de segunda para terça)
Classificação: 16 anos
Direção: Kleber Mendonça Filho
Sinopse: Clara (Sonia Braga) tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.
Maratona Wagner Moura
Horário: Terça, 9/12, a partir das 19h30
Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora é Outro (2010) (115′)
Horário: Terça, 9/12, às 19h30
Classificação: 16 anos
Direção: José Padilha
Sinopse: Nascimento (Wagner Moura), agora coronel, foi afastado do BOPE por conta de uma mal sucedida operação. Desta forma, ele vai parar na inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Contudo, ele descobre que o sistema que tanto combate é mais podre do que imagina e que o buraco é bem mais embaixo. Seus problemas só aumentam porque o filho, Rafael (Pedro Van Held), tornou-se adolescente, Rosane (Maria Ribeiro) não é mais sua esposa e seu arqui-inimigo, Fraga (Irandhir Santos), ocupa posição de destaque em sua família.
Praia do Futuro (2014) (106′)
Horário: Terça, 9/12, às 21h25
Classificação: 14 anos
Direção: Karim Aïnouz
Sinopse: Donato (Wagner Moura) é um salva-vidas na turbulenta Praia do Futuro. Seu ofício nas areias gera grande admiração de Ayrton (Jesuíta Barbosa), seu irmão mais novo, orgulhoso das proezas do protagonista em evitar tragédias nos mares cearenses. Um dia, no entanto, a desgraça não é evitada e ele não consegue salvar um amigo de Konrad (Clemens Schick), um turista alemão em viagem ao Brasil. O contato com o europeu, no entanto, muda radicalmente sua vida; eles se apaixonam e Donato decide abandonar a vida nas ensolaradas orlas de Fortaleza para viver na fria e distante Berlim (Alemanha). Longe de sua realidade e de sua família, o personagem principal vai precisar colocar suas habilidades a seu próprio benefício, em águas muito mais turbulentas do que as das praias brasileiras.
Carandiru (2003) (146′)
Horário: Terça, 9/12, às 23h10
Classificação: 16 anos
Diretora: Hector Babenco
Sinopse: Um médico (Luiz Carlos Vasconcelos) se oferece para realizar um trabalho de prevenção a AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá ele convive com a realidade dos cárceres, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Porém, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão solidariedade, organização e uma grande vontade de viver.
Deus É Brasileiro (2003) (110′)
Horário: Quarta, 10/12, à 1h35 (madrugada de terça para quarta)
Direção: Cacá Diegues
Classificação: 12 anos
Sinopse: Em Deus é Brasileiro, cansado de tantos erros cometidos pela humanidade, Deus (Antônio Fagundes) resolve tirar umas férias dela, decidindo ir descansar em alguma estrela distante. Para tanto precisa encontrar um substituto para ficar em seu lugar enquanto estiver fora. Deus resolve então procurá-lo no Brasil, país tão religioso que ainda não tem um santo seu reconhecido oficialmente. Seu guia em sua busca é Taoca (Wagner Moura), um esperto pescador que vê em seu encontro com Deus sua grande chance de se livrar dos problemas pessoais. Juntos eles rodarão o Brasil em busca do substituto ideal.
O Homem do Ano (2003) (113′)
Horário: Quarta, 10/12, às 3h30 (madrugada de terça para quarta)
Direção: José Henrique Fonseca
Classificação: 12 anos
Sinopse: Em “O Homem do Ano”, uma ingênua aposta entre amigos transforma Máiquel (Murilo Benício), um homem comum, em um assassino e herói de toda uma cidade. Deixando-se levar pelos acontecimentos, Máiquel torna-se respeitado por bandidos e pela polícia, sendo também amado por duas mulheres. Até que comete seu primeiro erro e é obrigado a tomar de volta o controle do seu destino.
Saneamento Básico, O Filme (2007) (111′)
Horário: Quarta, 10/12, às 5h15 (madrugada de terça para quarta)
Classificação: 12 anos
Direção: Jorge Furtado
Sinopse: Uma pequena comunidade de descendentes de imigrantes italianos do interior do estado do Rio Grande do Sul recorre a um vídeo para tentar resolver os problemas básicos de saneamento que afetam seu povo.
Cinejornal inédito Wagner Moura – Reapresentação
Horário: Quarta, 10/12, às 7h10
Apresentação: Simone Zuccolotto
Ó Paí, Ó (2008) (98′)
Horário: Quarta, 10/12, às 7h25
Classificação: 14 anos
Direção: Monique Gardenberg
Sinopse: Em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado pelos seus moradores, especialmente a paixão pelo Carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, Dona Joana (Luciana Souza). Todos tentam encontrar um lugar nos últimos dias do Carnaval, seja trabalhando ou brincando. Incomodada com a farra dos condôminos, Dona Joana decide puni-los, cortando o fornecimento de água do prédio. A falta d’água faz com que o aspirante a cantor Roque (Lázaro Ramos); o motorista de táxi Reginaldo (Érico Brás) e sua esposa Maria (Valdinéia Soriano); o travesti Yolanda (Lyu Arisson), amante de Reginaldo; a jogadora de búzios Raimunda (Cássia Vale); o homossexual dono de bar Neuzão (Tânia Tôko) e sua sensual sobrinha Rosa (Emanuelle Araújo); Carmen (Auristela Sá), que realiza abortos clandestinos e ao mesmo tempo mantém um pequeno orfanato em seu apartamento; Psilene (Dira Paes), irmã de Carmen que está fazendo uma visita após um período na Europa; e a Baiana (Rejane Maia), de quem todos são fregueses; se confrontem e se solidarizem perante o problema.
O Homem do Futuro (2011) (111′)
Horário: Quarta, 10/12, às 9h05
Classificação: 12 anos
Direção: Cláudio Torres
Sinopse: João/Zero (Wagner Moura) é um cientista genial, mas infeliz porque há 20 anos foi humilhado publicamente durante uma festa e perdeu Helena (Alinne Moraes), uma antiga e eterna paixão. Certo dia, uma experiência com um de seus inventos permite que ele faça uma viagem no tempo, retornando para aquela época e podendo interferir no seu destino. Mas quando ele retorna, descobre que sua vida mudou totalmente e agora precisa encontrar um jeito de mudar essa história, nem que para isso tenha que voltar novamente ao passado.




