Entusiasta da educação e da tecnologia como ferramentas estratégicas de desenvolvimento social, a pré-candidata à vereadora de Manaus Carol Braz (MDB) participou, no fim da última semana, da cerimônia de certificação das startups ligadas ao programa Launch Ocean 2024 (UEA/Samsung), uma das principais incubadoras de projetos de inovação tecnológica no Amazonas.
Defensora pública reconhecida pelo histórico de projetos de impacto social, a pré-candidata tem proposto a ampliação do investimento público em educação com base tecnológica, uma agenda que une a aptidão e engajamento naturais da juventude com a tecnologia à necessidade de preparar os jovens para um mercado de trabalho cada mais exigente quantos aos conhecimentos digitais.
Um dos projetos, intitulado Trilha do Aprendiz, criou uma plataforma gamificada, isto é, transformada em uma espécie de jogo digital (game), que integra métodos avançados de recrutamento, seleção e gestão de jovens, capacitando-os para atender às necessidades e expectativas das empresas.
Outro projeto, intitulado StarHábil, é uma espécie de “aceleradora de carreira”, que impulsiona jovens a identificar e desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais, preparando-os para que sejam profissionais de alta performance.
“São projetos incríveis, com enorme potencial de aplicabilidade social, e que demonstram como iniciativas como estas, da Ocean, tem a capacidade de potencializar a inteligência, a criatividade e o nível de conhecimento tecnológico dessa geração de estudantes”, declarou Carol.
“O que é feito aqui, esse estímulo ao desenvolvimento de ideias, de soluções que contribuam para o desenvolvimento da sociedade a partir do conhecimento e da tecnologia, pode ser reproduzido de alguma maneira no nível da educação municipal”, acrescentou.
Novo Jovem Cidadão
Uma das propostas da pré-candidata é retomar, a nível municipal, o projeto Jovem Cidadão, uma iniciativa do ex-governador Eduardo Braga (MDB), que pagava bolsas para estudantes fazerem atividades extracurriculares relacionadas à cultura, esportes, capacitação técnica, entre outros.
“Quando a gente vê jovens amazonenses com projetos tão interessantes e inovadores, isso nos dá um tremendo orgulho. Mas meu sonho é ampliar o acesso aos conhecimentos sobre tecnologia, inovação, etc. que é algo possui uma alta demanda nos dias atuais”, disse ainda.