A partir da 1h53 (horário de Brasília) da madrugada desa segunda-feira, 25, começa um eclipse lunar penumbral. O eclipse será visível em todo o Brasil e terá seu ponto máxima às 4h12.
Diferentemente do que acontece com eclipse solar, é possível acompanhar o eclipse lunar apenas olhando para o céu. O eclipse vai começar após o nascimento daLua Cheia e será visível dependendo das condições climáticas. Será mais fácil observá-lo se o céu estiver limpo. A Lua vai passar pela penumbra da Terra – por isso, o nome de eclipse lunar penumbral.
Em algumas regiões, como São Paulo, uma pequena fatia da Lua vai escapar da penumbra terrestre. Os eclipses da Lua podem ser vistos com segurança a olho nu, sem necessidade de equipamento especial. Essa modalidade, no entanto, não é tão impactante como eclipses totais.
A Lua parecerá um pouco mais escura do que o normal, mas não será parcial ou completamente coberta pela sombra da Terra. “Os eclipses lunares ocorrem na fase de lua cheia. Quando a Terra está posicionada precisamente entre a Lua e o Sol, a sombra da Terra incide sobre a superfície da Lua, escurecendo-a e, por vezes, tornando a superfície lunar num vermelho impressionante ao longo de algumas horas”, diz publicação oficial da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) sobre o fenômeno.
Se não for possível acordar de madrugada, os brasileiros terão outra oportunidade de ver um eclipse lunar parcial entre 17 e 18 de setembro. Para março do ano que vem, está previsto um eclipse lunar total, quando a Lua fica totalmente avermelhada.
Jovem Pan