O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) divulgou nesta sexta-feira (29) através de uma live, o ‘2° Alerta de Cheias do Amazonas de 2022’. A iniciativa tem como objetivo apresentar informações de monitoramento e previsão hidroclimatológicos nas grandes bacias da Amazônia, para que os diversos órgãos competentes possam se organizar no sentido de minimizar os danos à população, em possíveis ocorrências de cheias extremas.
Segundo CPRM, a cota máxima deve ser atingida no mês de junho e pode variar entre 29,3 e 30,30 metros. Probabilidade da previsão é de 80% de confiança.
O Superintendente do Serviço Geológico de Manaus, Marcelo Mota, disse que, na quinta-feira (28) o nível do Rio Negro estava com a média de 28,98 metros e nesta sexta-feira (29) já estava com 29,03 metros o que equivale a uma média de aumento de 5 a 6 centímetros por dia.
O Secretário Executivo da Defesa Civil, coronel Fernando Júnior, disse que o alerta aponta até onde poderá chegar o nível do Rio Negro e quantos bairros da capital serão afetados, além da área rural.
Segundo o coronel, 19 bairros poderão ser afetados, mas a defesa civil continua com um trabalho de preparação construindo pontes e atendimentos a essas famílias.
Anualmente, os ‘Alertas’ são apresentados em 3 edições, a próxima será no final do mês de maio, dia 31. O SGB -CPRM apresenta essa previsão para Manaus desde 1989 e, desde o ano passado, o trabalho foi ampliado, abrangendo também os municípios de Manacapuru (a 68 quilômetros a oeste de Manaus) e Itacoatiara (a 176 quilômetros a leste de Manaus).