A Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima) completa 46 anos de existência, nesta sexta-feira, 3, reforçando seu papel em programas habitacionais e na regularização urbana do estado. Atualmente, a empresa concentra suas ações na Habitação e na Mineração, após o novo Estatuto de 2020.
Os programas habitacionais do Governo de Roraima, executados pela Codesaima, “Aqui Tem Morar Melhor” e “Aqui Tem Dono”, buscam atender às demandas da população, conforme determinação do governador Antonio Denarium.
“A Codesaima, depois de tantos anos, continua cumprindo os objetivos da sua criação, que é trabalhar pelo desenvolvimento socioeconômico de Roraima. Agradeço a todos os funcionários, diretores e colaboradores pela dedicação à empresa e ao governador, Antonio Denarium, por nos incentivar e apoiar os nossos projetos”, afirmou a presidente da Codesaima, Maria Dantas.
Programas habitacionais
O programa Aqui Tem Dono, que realiza reformas em moradias de famílias mais necessitadas, já beneficiou mais de 3 mil famílias com obras orçadas em R$ 8 mil cada e foi premiado quatro vezes consecutivas com o Selo de Mérito da ABC (Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação) e pelo FNSHDU (Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano).
Além das reformas, o programa de regularização urbana Aqui Tem Dono avança na entrega de Escrituras Públicas aos moradores dos conjuntos habitacionais da Codesaima. Com parceria da Corregedoria do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) e do 1º Cartório de Imóveis de Boa Vista, o trabalho ganhou celeridade e segue a meta de regularizar mais de 5 mil imóveis, contando ainda com a aplicação da Lei Reurb para desburocratizar os processos.
No setor de construção de moradias, a Codesaima se prepara para retornar ao programa Minha Casa Minha Vida, após já ter construído 25 conjuntos com 4.565 moradias entre 1979 e 1986, em Boa Vista, Mucajaí e Caracaraí, e sete conjuntos entre 2009 e 2015. Novos projetos devem ser lançados em parceria com os governos estadual e federal em Boa Vista.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Marco Aurélio Rodrigues
FOTOGRAFIA: Ascom/Codesaima