Com metro quadrado que já chega a R$ 35 mil, Porto Belo, no litoral de Santa Catarina, passa por uma acelerada transformação imobiliária, em parte, causada pelo efeito “dominó” das vizinhas Itapema e Balneário Camboriú, e pela vantagem de aliar natureza preservada, praias com águas cristalinas, turismo náutico e de cruzeiros, além de infraestrutura em expansão, e se firma entre os principais polos imobiliários do Brasil.
Porto Belo, cidade do litoral de Santa Catarina, foi o município que mais vendeu imóveis novos no Brasil em 2025, de acordo com dados da Inteligência de Mercado da DWV. O desempenho confirma a alta performance para investimentos imobiliários onde o metro quadrado já alcança R$ 35 mil em áreas nobres e atrai atenção de consumidores de todo o Brasil.
Para Esdras Constantino, corretor de imóveis há 9 anos e diretor de marketing e comercial da PHACZ Empreendimentos, com forte atuação na cidade catarinense, o resultado é reflexo de um conjunto de fatores que diferenciam Porto Belo de outras regiões. “A cidade une valorização imobiliária consistente com qualidade de vida. Além do “efeito dominó” causado pelas cidades vizinhas que lideram o valor do metro quadrado no Brasil, temos praias de águas cristalinas, natureza preservada, turismo de cruzeiros, náutica em expansão e uma infraestrutura de comércio, atrativos e gastronomia em plena ascensão. Esse conjunto gera grandes atrativos tanto para quem busca por rentabilidade e segurança patrimonial quanto para quem escolhe viver aqui”, explica Constantino.
Cercada por grandes centros de valorização imobiliária, como Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí e Florianópolis (as 4 que estão no top 5 das maiores valorizações do metro quadrado brasiliero, conforme a FipeZap), Porto Belo tem áreas encantadoras para oferecer oportunidades em fase inicial de maturação, o que potencializa ganhos futuros. O município também se beneficia de obras previstas no Masterplan 2022–2032, que prevê desde o alargamento da faixa de areia até a requalificação urbana da orla da praia de Perequê, na divisa de Itapema, além de investimentos privados que reforçam sua vocação turística e imobiliária.
O Namar Phacz Home, recente lançamento da incorporadora Phacz, reúne, em frente ao mar, no costão da vieiras no Balneário Perequê, arquitetura autoral assinada pelo escritório franco- brasileiro Architects Office e certificações internacionais LEED Platinum e WELL Gold, que reforçam o compromisso da construtora com inovação, sustentabilidade e bem-estar.
“O projeto foi pensado para oferecer uma experiência completa, em um verdadeiro spa residencial de frente para o mar, diferenciais que impulsionam a valorização tanto ao investidor quanto para quem adquire uma segunda ou terceira residência com a garantia de uma rentabilidade futura. A arquitetura integra os ambientes ao entorno natural, as áreas de lazer somam mais de 2 mil m² e as unidades são amplas, com opções de piscinas privativas. Isso tem encantado clientes que valorizam sofisticação, saúde e um estilo de vida conectado à natureza”, destaca Constantino.
Sobre a PHACZ
Fundada em 2007, a PHACZ Empreendimentos é uma construtora familiar catarinense que alia inovação, solidez e compromisso com a sustentabilidade em cada projeto. O nome PHACZ representa as iniciais dos filhos do fundador: Paulo Henrique (PH), Ana Clara (AC) e o sobrenome Zanon (Z), família que carrega décadas de experiência no setor da construção civil. Com atuação marcada por responsabilidade ambiental, a empresa foi a primeira construtora a conquistar a pré-certificação LEED residencial em Santa Catarina, chancela internacional que reconhece construções sustentáveis. A PHACZ é também precursora da ACIP (Associação de Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo), com o objetivo de promover obras de grande relevância e impacto positivo, sem comprometer a identidade cultural local.




