Close Menu
Fatos Amazonas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • Polícia Militar do Amazonas captura seis foragidos da Justiça durante patrulhamentos na capital
    • Prefeitura de Manaus realiza análise de 30 mil processos no sistema de licenciamento de Manaus
    • Prefeitura de Manaus lança projeto ‘Concultura nos bairros’ com participação de mais de 47 artistas
    • Prefeitura de Manaus apresenta boas práticas em resposta a desastres durante encontro nacional da FNP
    •  Dicas de lancheira saudável e nutritiva para crianças com diabetes
    • Beneficiários do 2° Feirão Amazonas Meu Lar comemoram a conquista da casa própria
    • Prefeitura de Manaus realiza 2ª edição da ‘Ação + Solidária’ com serviços gratuitos no bairro Tarumã
    • Com mais de R$ 1,5 milhão em investimentos, governador Wilson Lima fortalece setor primário e garante inclusão social em Jutaí e Fonte Boa
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Fatos AmazonasFatos Amazonas
    • Início
      • Quem Somos
    • Manaus
      • famosos
      • Educação
      • Polícia
      • Política
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Amazonas
      • Governo do Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Contato
    Fatos Amazonas
    Home»Manaus»Com palestras de ministros do STF e STJ, TCE-AM dá início a seminário internacional sobre Direito ao Clima
    Manaus

    Com palestras de ministros do STF e STJ, TCE-AM dá início a seminário internacional sobre Direito ao Clima

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM21 de agosto de 2023Nenhum comentário5 Mins Read
    Foto: Divulgação
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Com a participação de renomados especialistas em direito ambiental e público, incluindo os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo da Fonseca, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio da Escola de Contas Públicas (ECP), deu início, na manhã desta segunda-feira (21), ao Seminário Internacional “Direito ao Clima, Direitos da Natureza, e Assembleias Cidadãs pelo Clima”.

    Realizado de forma presencial no auditório da Corte de Contas amazonense, o evento estimula debates sobre as questões legais que permeiam os desafios contemporâneos da sustentabilidade e da proteção dos direitos humanos.

    O seminário também conta com transmissão ao vivo por meio das redes sociais, entre elas YouTube, Instagram e Facebook, inclusive com interpretação em Libras e tradução simultânea em espanhol.

    Ao agradecer os presentes e dar início ao evento, o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, reforçou o compromisso da Corte de Contas amazonense em contribuir com a questão ambiental, que é um dos principais focos de debates no mundo contemporâneo.

    “Temos mantido um diálogo constante com a sociedade e com a Academia ao longo dos anos para entender como podemos contribuir para a sustentabilidade dentro de nossas competências constitucionais. O Seminário visa capacitar nossos técnicos com conhecimento científico para melhorar o controle das contas públicas, em cooperação com órgãos de controle ambiental federal, estadual e municipal, a fim de promover a preservação ambiental”, pontuou.

    Coordenador-geral da ECP e idealizador do evento, o conselheiro Mario de Mello destacou o compromisso da Escola de Contas com o conhecimento e a aprendizagem, afirmando que o seminário é de extrema importância para envolver o Amazonas em um diálogo construtivo e transformador acerca do Meio Ambiente e sustentabilidade.

    “O foco do mundo, hoje, é o meio ambiente. O TCE não poderia ficar à margem de todo esse processo. Esse é um Seminário ímpar realizado na capital da Amazônia, a nossa ‘Manaus Morena’, e que só fortalece a atuação do Tribunal de Contas nesse sentido, inclusive seguindo o que a Constituição Brasileira determina, ou seja, o foco dos Tribunais de Contas na preservação do meio ambiente, em especial a Amazônia, que é um patrimônio do povo que nela vive e de todos os brasileiros”, disse.

    Ciclo de debates

    A primeira parte do evento contou com a realização de quatro mesas de debates, entre elas a do professor-doutor da Universidade de Valladolid, na Espanha, Enrique Jesus Martinez Perez, que tratou sobre o tema “La Litigación Climática Antes las Instancias Regionales y Internacionales de Derechos Humanos”, e contou com o conselheiro Érico Desterro como presidente da mesa de dabates.

    Em seguida, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, palestrou sobre o tema “A Proteção Ambiental e o Direito Fundamental ao Desenvolvimento”, e que teve como presidente da mesa o professor-doutor Thiago Matsushita, diretor da Escola de Direito da Alfa Educação (Unialfa/Fadisp).

    A terceira palestra, que teve como presidente da mesa o conselheiro-coordenador da ECP,  Mario de Mello, foi realizada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca. Ele focou no tema “Desenvolvimento Sustentável, Equidade Integracional e uma Instituição Republicana para as Futuras Gerações”.

    A quarta e última mesa de debates da primeira parte do seminário teve como presidente a doutora Érica Taís Ferrara Ishikawa, professora da Escola Paulista de Direito, e palestra do doutor Rafael Campos Soares da Fonseca, professor da Faculdade Autônoma de Direito, com o tema “Floresta Amazônica como Patrimônio Nacional”.

    Homenagem

    Durante o seminário, os ministros foram condecorados pelo TCE-AM e pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A Corte de Contas amazonense entregou ao ministro André Mendonça o Colar do Mérito de Contas, homenagem tradicionalmente concedida a membros públicos e da sociedade civil que ganharam notoriedade no serviço à sociedade amazonense.

    “É um privilégio para qualquer cidadão ter o reconhecimento, e o reconhecimento do Amazonas, de um modo especial, de um órgão de controle do estado, para mim é um motivo de grande satisfação. Tenho uma atuação estreita com os Tribunais de Contas pelo menos há 15 anos, sei dos dilemas e desafios de um Tribunal que busca trazer integridade no seio da administração pública e contribuir com a boa governança e a boa gestão. Então, para mim, é um privilégio”, frisou o ministro André Mendonça.  

    Aproveitando o momento da cerimônia, a Aleam entregou ao ministro Reynaldo Soares da Fonseca o título de Cidadão Amazonense. A proposta da homenagem havia sido aprovada pelo Legislativo Estadual em 2019, mas não foi entregue anteriormente devido à pandemia.

    Programação à tarde

    À tarde, o seminário terá a realização de mais mesas de debates, entre elas a da presidente da mesa, doutora Mariana Baeta Neves Matsushita, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com palestra do doutor Ottavio Quirico, professor associado da University of New England, Austrália, e da Australian National University. Ele focará no tema “Câmbio climátio entre derechos fundamentales individuales e coletivos: un derecho a un clima sustentavel?”.

    Para encerrar o ciclo de debates, a palestrante Giorgia Pavani, professora-doutora da Universidade de Bolonha, Itália, focará no tema “Derecho al clima, Derechos de la Naturaleza, Asambleas ciudadanas para el clima”. Ela terá como presidente da mesa de debates o professor-doutor Lauro Ishikawa, coordenador-geral dos cursos da Escola de Direito da Alfa Educação (Unialfa/Fadisp).

    Informaçõess da Assessoria de Comunicação do TCE-AM

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

    Relacionado

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Redação Fatos AM
    • Website

    Related Posts

    Prefeitura de Manaus realiza análise de 30 mil processos no sistema de licenciamento de Manaus

    26 de julho de 2025

    Prefeitura de Manaus apresenta boas práticas em resposta a desastres durante encontro nacional da FNP

    26 de julho de 2025

    Prefeitura de Manaus realiza 2ª edição da ‘Ação + Solidária’ com serviços gratuitos no bairro Tarumã

    26 de julho de 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Publicidade
    Demo
    Comentários
      Fatos Amazonas
      Facebook X (Twitter) Instagram
      © 2025 FatosAM. Todos os direitos reservados. Mantido por Jota Conecta

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.