A Regularização fundiária foi o tema da reunião com os secretarios municipais de Presidente Figueiredo, município distante de Manaus há 110. Apesar do um problema crônico e de difícil resolução a administração municipal vem tomando forma.
A reunião com os lideres da Associação Taboca e Ramal da Nona no Km 185 da Br 174, mostrou que o município já iniciou o levantamento topográfico e que vai colocar emprenha para a solucionar a regularização.
A reunião contou com a presença dos secretario de governo do município Maciel, Simão Pacheco das comunidades, Toninho de infraestrutura, José Monteiro Calango de terras e habitação.
Segundo os executivos municipais a prefeita Patricia Lopes, já determinou que a Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, Aquícola e Pesqueiro, junto com o Idam, vão agilizar as emissões do Cadastro Rural (CAR) e do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF).
Os documentos comprobatórios importantes para a posse da terra, “Precisamos agilizar essa regulação que se arrasta há anos, para que eles produtores e moradores rurais, possam ter um um sono tranquilo, sem a ameaça constante de perder as suas terras e sem poder receber investimentos para desenvolver os seus empreendimentos afirmou Patrícia Lopes.
Segundo Carles Waldemar líder da Associação Taboca. E também da comunidade do Ramal da Nona, esse é um dos passos mais importante para todos nós. Esse sempre foi um desafio, que ninguém teve coragem de enfrentar, mas a prefeita Patrícia Lopes está encarando. “Obrigada por sua coragem, dedicação, com os moradores dos ramais, que nos últimos anos estão sentido a presença do poder público”, declarou Waldemar.
Os lideres da comunidade Carlisson Ravlik e Anita Karina informaram que já estão junto às famílias agilizando a documentação o mais rápido possível, para que o Grupo de Trabalho possa regularizar a situação o mais breve. “Esse era um sonho antigo dos comunitário e vamos abraçar essas ações da prefeitura, para buscar a melhoria da qualidade de vida da nossa gente”, definiram