Município recebeu oficinas, debates e sessões plenárias, com objetivo de aproximar a construção das políticas públicas culturais da realidade local
O diálogo cultural segue ganhando força no interior do Amazonas por meio do Conselho Estadual de Cultura (Conec). Nos dias 24 e 25 de novembro, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, realizou em Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus) a edição do Conec Itinerante, levando oficinas, debates e sessões plenárias diretamente às comunidades e aproximando a construção das políticas públicas culturais da realidade local.
A iniciativa é fundamental para ouvir as demandas territoriais e incentivar o protagonismo cultural nos municípios. Segundo o conselheiro de folclore e carnaval, Elson Rocha, o Conec Itinerante tem o propósito de se aproximar dos artistas e fazedores de cultura, oferecendo orientações que contribuam para futuros projetos.
“Este momento tem sido muito importante para todos os fazedores de cultura, porque é quando o Conselho chega ao município, aproxima-se de cada artista, ajuda a atualizar cadastros, orienta sobre como elaborar projetos e informa sobre as ações do Conselho Estadual de Cultura”, afirmou.
O encontro reuniu fazedores de cultura, gestores públicos, artistas, produtores, coletivos e representantes da sociedade civil, promovendo qualificação, troca de experiências e escuta ativa para fortalecer o ecossistema cultural do município e de toda a região do Baixo Amazonas.
Para Geter Sateré, do Conselho Municipal de Cultura de Barreirinha, a realização do Conec Itinerante é resultado de uma parceria entre a gestão municipal e o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura.
“É uma troca muito rica de conhecimento e informação — desde a parte técnica e de assessoria até orientações políticas e encaminhamentos para o fortalecimento das políticas públicas culturais, tanto no âmbito municipal quanto estadual e federal. Acredito que temos um excelente caminho pela frente para continuar avançando”, destacou.
Programação
A programação do primeiro dia incluiu oficinas formativas, como a de Cadastro Estadual de Cultura e a de Estruturação de Projetos Culturais, além de uma Sessão Especial do Conec Itinerante, que promoveu debates sobre demandas, desafios e potencialidades culturais do território.
No segundo dia, foram realizadas reuniões das câmaras setoriais, com participação de representantes das áreas de teatro, dança, cultura afrodescendente, folclore e carnaval, artes visuais, audiovisual, literatura, cultura popular e circo.
Natural de Barreirinha, Lucimar Marques, representante da Cadeira de Cultura Popular de Matriz Ibérica do Conec, reforçou a importância da ação. “Tivemos a presença de mestres, quadrilheiros, grupos de Carnaval. Foi um momento muito importante. Esperamos que, nesta segunda fase da PNAB, muitos artistas do nosso município e de todo o interior do Amazonas sejam aprovados”, ressaltou.
Após participar das atividades, o instrutor de capoeira Raylon da Silva destacou a motivação para planejar novos projetos culturais. “Estou saindo daqui grato e esperançoso. Espero, em breve, ter projetos aprovados pelo Conec. Já quero começar a escrever meu projeto para lançar no próximo edital, sempre focando no trabalho com crianças e adolescentes”, disse.
O Conec Itinerante reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a descentralização e democratização das políticas culturais, garantindo que a formulação e atualização dessas ações contemplem a diversidade presente em todo o estado.
FOTO: Samilla Souza/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa




