Close Menu
Fatos Amazonas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • ‘CMM no Ar’ é o novo programa da Rádio Câmara Manaus
    • Conselheiros do TCE-AM participam do encerramento da Semana “Solo Seguro Amazônia”
    • Plataforma gratuita disponibiliza curtas-metragens premiados sobre vidas indígenas
    • Visa Manaus apreende 7,4 toneladas de alimentos em condições irregulares no Centro
    • Pauta de julgamento do TCE-AM terá 151 processos na próxima segunda-feira (1º)
    • Homenagem: FVS-RCP recebe reconhecimento em evento alusivo ao Agosto Lilás
    • Prefeitura de Manaus leva educação de trânsito e meio ambiente à escola Madalena dos Santos Costa
    • #SouManaus 2025 terá áreas exclusivas para embarque e desembarque de táxis, mototáxis e aplicativos
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Fatos AmazonasFatos Amazonas
    • Início
      • Quem Somos
    • Manaus
      • famosos
      • Educação
      • Polícia
      • Política
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Amazonas
      • Governo do Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Contato
    Fatos Amazonas
    Home»Política»Conferência Estadual das Cidades: debates avançam na definição das propostas para a etapa nacional
    Política

    Conferência Estadual das Cidades: debates avançam na definição das propostas para a etapa nacional

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM29 de agosto de 2025Nenhum comentário4 Mins Read
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Delegados credenciados analisaram e definiram ações prioritárias, para o planejamento de políticas públicas

    Nesta sexta-feira (29/08), segundo dia da 6ª Conferência Estadual das Cidades, promovida pelo Governo do Amazonas, foram realizados os debates com foco nos eixos temáticos de habitação, saneamento, mobilidade urbana e sustentabilidade ambiental. O objetivo é consolidar as propostas que serão encaminhadas à etapa nacional do evento, para o planejamento de políticas públicas no país. Mais de 200 delegados credenciados participaram da programação.

    O evento, que iniciou na quinta-feira (28/08), segue até sábado (30/08), no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, na zona centro-sul da capital. Reúne representantes do poder público, movimentos sociais, entidades de classe, instituições acadêmicas e a sociedade civil.

    A conferência está sendo coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), com apoio da comissão organizadora. O evento marca a retomada, após 12 anos, do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades-AM) e integra o processo nacional de conferências para a construção coletiva de propostas para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), alinhada às diretrizes do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU).

    O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, destaca que a Conferência Estadual das Cidades consolida um espaço de diálogo fundamental entre sociedade civil e poder público. “Mais do que um espaço de debates, é um exercício de escuta e participação social, que permite alinhar as demandas da sociedade civil com a visão técnica de gestão pública. Ao tratar de temas como habitação, saneamento, mobilidade, meio ambiente e inclusão, o encontro reafirma o papel da participação social na construção de políticas públicas urbanas”, afirma.

    Sistematização das propostas

    O foco do segundo dia da programação foi a sistematização das propostas apresentadas pelos municípios do Amazonas, com a participação dos delegados indicados e credenciados. Todo o material foi reunido e organizado a partir do texto-base nacional do Ministério das Cidades e, a partir daí, os debates foram estruturados em três eixos temáticos.

    O Eixo 1 tratou de habitação, saneamento e mobilidade urbana; o Eixo 2 abordou políticas públicas em geral; e o Eixo 3 reuniu temas como sustentabilidade ambiental, mudanças climáticas, segurança pública, inclusão social e transformação digital.

    De acordo com a arquiteta e urbanista Melissa Toledo, coordenadora da Comissão organizadora, o trabalho consistiu em filtrar, analisar e validar as propostas elaboradas pelos municípios, seguindo critérios que definem se elas têm abrangência estadual ou federal. “O resultado dessa etapa será votado pelos delegados titulares, e as propostas aprovadas serão apresentadas pela delegação do Amazonas, na fase nacional da conferência”, explicou.

    Umas das delegadas da comitiva do município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), a indígena da etnia Baré Jarede Pereira, ressaltou a importância da iniciativa para ampliar o acesso à informação e fortalecer direitos. “Esse evento é muito importante para nós, que muitas vezes não temos acesso às políticas públicas por estarmos longe da cidade grande. Aqui, tenho a oportunidade de aprender e levar esse conhecimento para a comunidade de Novo Airão, além de contribuir com propostas que podem melhorar o saneamento, a saúde e a educação em todo o estado”, afirmou.

    No total, serão encaminhadas 20 propostas, sendo dez do Eixo 1, cinco do Eixo 2 e cinco do Eixo 3. A definição desse quantitativo segue portarias do Governo Federal, que delimitam o número de propostas a serem encaminhadas.

    A coordenadora do movimento União Nacional por Moradia Popular (UNMP) e integrante da comissão organizadora da conferência, Cristiane Sales, foi a mediadora do Eixo 1. Ela avalia como positivas as propostas apresentadas. “Considero muito positivas as proposições trazidas pelos municípios e que refletem a realidade amazônica. Embora sejam para uma conferência nacional, é essencial que as peculiaridades da região sejam respeitadas e consideradas”, disse.

    Entre as propostas apresentadas estão ações voltadas para o desenvolvimento urbano sustentável, a gestão de recursos hídricos e a participação comunitária. Entre os destaques estiveram iniciativas que buscam mais arborização urbana, melhoria do saneamento básico e revitalização de igarapés, além do fortalecimento da cooperação técnica entre municípios e instituições para orientar políticas públicas de desenvolvimento urbano. Essas propostas refletem a realidade e as necessidades das comunidades amazônicas, incluindo populações ribeirinhas, quilombolas, povos originários e grupos em situação de vulnerabilidade social.

    Neste sábado (30/08), último dia do evento, a programação será dedicada à apresentação e votação das propostas construídas em plenária. Também serão realizadas as eleições dos delegados estaduais que irão representar o Amazonas na etapa nacional e das entidades que irão compor o Concidades-AM.

    Empreendedorismo

    A programação também conta com espaço de incentivo ao empreendedorismo feminino. Cerca de 20 beneficiárias do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), além de outras 17 expositoras da Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime), participam com estandes de vendas de diversos produtos, como acessórios, produtos de beleza e artesanato.

    FOTO: Paula Pessoa/UGPE

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

    Relacionado

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Redação Fatos AM
    • Website

    Related Posts

    Comandante Dan percorre as calhas do Negro e do Juruá

    29 de agosto de 2025

    Deputado Cabo Maciel cumpre agenda parlamentar em Humaitá com foco em educação, saúde, segurança e inclusão social

    29 de agosto de 2025

    Presidente Roberto Cidade destaca importância da garantia da terra ao cidadão durante encerramento da ‘Semana Solo Seguro’, do Poder Judiciário

    29 de agosto de 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Publicidade
    Demo
    Comentários
      Fatos Amazonas
      Facebook X (Twitter) Instagram
      © 2025 FatosAM. Todos os direitos reservados. Mantido por Jota Conecta

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.