O coronel da reserva do Exército Brasileiro, Alfredo Menezes, é cidadão manauara e o pré-candidato ao Senado Federal do Partido Liberal (PL). Pela primeira vez, disputou as eleições municipais, em 2020, concorrendo à Prefeitura de Manaus, conquistando o quinto lugar no pleito com mais de 110 mil votos, saindo de 0% para 11,32%, abrindo mão do fundo partidário, com uma chapa “puro sangue”, e sem apoio de caciques políticos do estado do Amazonas.
Coronel Menezes estudou no Colégio Militar de Manaus (CMM). Em seguida, cursou Arma de Engenharia na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). É mestre em Operações Militares e doutor em Ciências Militares.
Em 30 anos que passou no Exército, teve a oportunidade de fazer cursos universitários como Administração, Logística e Planejamento, e o curso de combatente, como Paraquedismo Militar, Mestre de Salto, Piloto de Helicóptero na Marinha, no Exército Brasileiro e Estados Unidos, além de Combate e Guerra na Selva pelo CIGS.
Em Manaus, serviu no Comando Militar da Amazônia (CMA) e na 12ª Região Militar, nas áreas de planejamento, operações e logística. Foi aluno da Escola Superior de Guerra (ESG) e Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Também foi professor da AMAN por quatro anos e serviu na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, e Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, ambos nos Estados Unidos, assim como na África, Equador e Peru.
Comandou a primeira unidade da área de logística do Exército na Amazônia. Realizou o curso especial de Alto Estudo de Políticas Estratégicas na ESG, que lhe deu uma ampla visão sobre o Brasil.
Em 2010, migrou para a iniciativa privada, onde gerenciou a instituição financeira POUPEX e, em 2019 e 2020, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), onde conquistou feitos históricos para a autarquia.