Em alusão ao Dezembro Laranja, mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de pele, a Policlínica Coronel Mota realizará no próximo sábado, 13, um mutirão de atendimentos dermatológicos voltado à identificação precoce de lesões suspeitas.
A ação será das 7h30 às 12h, com demanda aberta para toda a população.
A diretora-geral da Policlínica Coronel Mota, Mayara Bianca Carneiro, explicou que pacientes que tenham alguma pequena lesão estranha na pele podem comparecer à unidade. “Vamos passar com o dermatologista para fazer a busca do câncer de pele. A ideia é alcançar o maior número de pessoas, para que se alguém realmente tiver uma lesão característica de câncer de pele, façamos o tratamento mais rápido possível”, afirmou Mayara.
Atualmente, o Coronel Mota integra a Sociedade Brasileira de Dermatologia, sendo referência no rastreio do câncer de pele em Roraima.
Sobre a campanha
A campanha Dezembro Laranja é promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e tem como foco alertar a população sobre os riscos da exposição solar sem proteção.
O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil e pode atingir qualquer pessoa, especialmente em regiões com forte incidência solar, como em Roraima, que está entre os estados mais expostos aos raios UVA e UVB.
“A campanha de dezembro laranja vem para trazer o cuidado com a pele, e também fazer identificação precoce das lesões de câncer de pele. Quanto mais precocemente for detectado, maior os índices de cura e o tratamento também ser mais rápido e menos doloroso ao paciente”, destacou a diretora.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau




