Neste domingo (18), Manaus viveu mais uma edição da Meia Maratona Sustentável do Amazonas, que chegou à sua quinta realização com público acima do esperado. Inicialmente estimado em 2 mil participantes inscritos gratuitamente, o evento contou com cerca de 3 mil pessoas, incluindo os corredores que se juntaram à festa esportiva por lazer e espírito esportivo, fora da competição oficial.
A largada aconteceu na icônica Ponte Rio Negro, cartão-postal da cidade, com percursos de 6, 10 e 21 quilômetros, garantindo opções para todos os níveis de corredores. Participaram da competição profissionais, amadores, cadeirantes e pessoas com deficiência visual regularmente inscritos.
Além da corrida, foram distribuídas mais de 1 mil mudas de plantas e árvores, reforçando o compromisso com a sustentabilidade ambiental, um dos pilares da iniciativa. A entrega foi possível graças a uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas (Semmasclima).
Inspirações
O rondoniense Juarez Silva, de 37 anos, limpador de piscinas e residente no Amazonas há 12 anos, foi o grande campeão do percurso de 21 quilômetros, ao completar a prova em 1h16min. “Corrida é saúde, corrida é vida. Pra mim foi gratificante poder participar e, mais uma vez, sair campeão da prova”, disse.
A participação inclusiva ganhou destaque com a presença de Ágatha Ferreira, 23 anos, cadeirante, que realizou o percurso de 6 quilômetros ao lado da mãe, Alcinara Ferreira, 50, dona de casa. “A corrida nos dá força para vencer, acaba o estresse, a doença, acaba tudo”, afirmou Alcinara, que contou com o apoio da equipe de atletas Jumper Honey para superar os desafios do trajeto.
Outro destaque foi a estudante Luciana Santos, de 32 anos, que inicialmente planejava correr os 6 quilômetros, mas, como as vagas para essa distância já haviam sido preenchidas, optou pelo percurso de 10 quilômetros. Ela conquistou o segundo lugar na sua primeira prova competitiva nessa distância. “A corrida é vida, é saúde. Super indico para todo mundo”, comemorou ela, que começou a treinar três meses antes.
Compromisso
A inédita gratuidade na Meia Maratona Sustentável está sendo possível graças à Lei de Incentivo ao Esporte (Lei n.º 11.438/06). A legislação permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos esportivos e paradesportivos.
“É muito gratificante ver tudo acontecendo como planejado e com tanto envolvimento do público. A Lei de Incentivo ao Esporte nos permitiu ampliar o acesso e realizar um evento inclusivo, saudável e cheio de significado para os atletas”, afirmou a codiretora do Instituto de Educação, Cultura, Pesquisa e Sustentabilidade da Amazônia (Iepes), Juliana Nakano.
O Iepes é o braço de atuação filantrópica do Centro de Ensino Técnico (Centec), escola que há mais de 15 anos forma profissionais no Amazonas. A diretora-presidente do Centec e copresidente do Iepes, Eliana Cássia de Souza, ressaltou a relevância da iniciativa: “A Meia Maratona é mais do que uma competição esportiva. É um evento que inspira a busca por uma vida mais saudável e ativa, incentivando o bem-estar de todos os participantes. Promover ações com esse alcance social já faz parte do DNA do Centec”, destacou.
Reconhecimento
Em 2024, a Meia Maratona Sustentável do Amazonas foi agraciada com o troféu de prata no Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE) pela categoria ‘responsabilidade social’. A iniciativa, promovida pelo Centec por meio do Iepes, segue firme no compromisso de promover a sustentabilidade, o esporte e a inclusão social no Amazonas. Já neste ano, a escola venceu o prêmio pela segunda vez, desta vez com o projeto ‘Centec Social’, que inclui ações de assistência social e oferta gratuita de serviços a públicos vulneráveis.
CONFIRA OS PÓDIOS
6 quilômetros – Masculino
1º Dionísio Cosmo Cardoso
2º Ismael da Cruz
3º Ricardo Duarte
6 quilômetros – Feminino
1º Thaís Porfírio Dias
2º Ciranilde Santos da Silva
3º Adriele Brasil dos Santos
10 quilômetros – Masculino
1º Jean de Souza Pereira
2º Elizeu Santos Magalhães
3º Marinaldo da Costa Oliveira
10 quilômetros – Feminino
1º Patricia Cordeiro Paes
2º Luciana da Cruz Vasconcelos
3º Janila Tury Mota
21 quilômetros – Masculino
1º Juarez Rosa Silva
2º Leandro Silva da Costa
3º Luís Moura Camelo
21 quilômetros – Feminino
1º Anne Paes
2º Victoria Holanda de Brito
3º Antônia Yaci Alves Cavalcante Marinho
6 quilômetros – Cadeirante Masculino
1º Kauã Barbosa de Souza
6 quilômetros – Cadeirante Feminino
1º Raianne Vitória Nascimento Rabelo
2º Carolina Rayanne Corrêa Braga
21 quilômetros – Cadeirante Masculino
1º Francisco de Barros Pimenta
2º Denilson de Oliveira Barbosa
21 quilômetros – Cadeirante Feminino
1º Marleide Sales da Silva