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    Home»Economia»Crescem os golpes digitais: como o público 50+ pode se proteger nas transações online e no uso do PIX
    Economia

    Crescem os golpes digitais: como o público 50+ pode se proteger nas transações online e no uso do PIX

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM20 de outubro de 2025Nenhum comentário4 Mins Read
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    Para ajudar a população no momento em que as fraudes virtuais aumentam no Brasil, especialista reforça os cuidados ao usar as ferramentas digitais

    Se por um lado a digitalização dos serviços financeiros cresce cada vez mais, o que facilita a utilização e o acesso a esses serviços, por outro, o Brasil registra um aumento significativo nas tentativas de golpes e fraudes virtuais. Uma pesquisa recente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Datafolha revelou que, entre julho de 2024 e junho de 2025, aproximadamente 24 milhões de pessoas foram vítimas de golpes financeiros envolvendo PIX ou boletos. E, embora esses golpes afetem todas as faixas etárias, os idosos são os mais atingidos por fraudes bancárias, enquanto os jovens são as principais vítimas de golpes em compras online.

    Diante desse cenário, Livia Silva, gerente de Prevenção a Fraude do Banco Mercantil, instituição financeira voltada ao público 50+, alerta para a necessidade de educação digital e a adoção de práticas seguras em transações online. Ela destaca a importância de cuidados redobrados com o uso do PIX e do WhatsApp, plataformas frequentemente usadas por esse público e “adotadas” pelos golpistas.
     

    “A segurança digital precisa ser vista como parte da rotina financeira de todos. Assim como guardamos nossos cartões e senhas com cuidado, devemos adotar o mesmo comportamento no ambiente online. Golpistas se aproveitam da confiança, da pressa e, muitas vezes, da falta de verificação de informações para agir. No Mercantil, temos trabalhado continuamente em ações de prevenção, tecnologia e orientação aos nossos clientes, especialmente em períodos como o fim de ano, quando o volume de transações e promoções aumenta significativamente”, destaca a especialista.

    Segundo a profissional, entre as fraudes mais recorrentes estão a Falsa Central de Atendimento, o Falso Brinde, o Golpe da Prova de Vida e as fraudes via PIX, nas quais criminosos se passam por representantes de instituições financeiras para induzir transferências.
     

    Recentemente, novas táticas surgiram no ambiente corporativo e pessoal, utilizando o WhatsApp Web. Arquivos enviados por contatos aparentemente confiáveis, muitas vezes em formato ZIP, podem conter malwares que infectam computadores e roubam informações bancárias. A recomendação é nunca baixar arquivos recebidos pelo WhatsApp Web e desconfiar de mensagens, mesmo que venham de colegas, amigos ou familiares.

    Especialista do Banco Mercantil dá dicas para você não cair em golpes:

    1. Desconfie de ofertas e mensagens urgentes: Golpistas exploram a pressa e prometem vantagens financeiras falsas.
    2. Verifique sempre os canais oficiais: Bancos nunca solicitam senhas, selfies ou transferências por telefone, e-mail ou WhatsApp.
    3. Evite clicar em links desconhecidos: Links suspeitos podem instalar programas que capturam dados.
    4. Use o PIX com cautela: Confirme sempre o nome do destinatário antes de finalizar a transação e evite transferências a partir de links ou QR Codes recebidos por mensagens.
    5. Não compartilhe dados pessoais ou bancários: Informações como CPF, senhas e número do cartão devem ser mantidas em sigilo.
    6. Não autorize fotos do rosto: Fraudadores utilizam imagens para acessar contas e realizar empréstimos indevidos.
    7. Converse com a família: Em caso de dúvida, peça ajuda antes de realizar qualquer operação financeira.
    8. Mantenha-se atualizado: A educação digital é a principal ferramenta de proteção contra golpes.

    “Caso o cliente identifique ter sido vítima de um golpe ou fraude, é fundamental que realize imediatamente a contestação da transação pelo aplicativo do banco e/ou entre em contato com os canais oficiais de atendimento para relatar o ocorrido. Também é recomendável registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima, a fim de formalizar o caso e contribuir com as investigações”, finaliza Livia Silva.

    Sobre o Mercantil

    O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4) vive uma transformação consistente, impulsionada por inovação, tecnologia, dados e pessoas. Com mais de 9 milhões de clientes e foco no público 50+, o banco tem como propósito oferecer uma experiência única a essa população.

    Esse movimento tem gerado reconhecimento: o Mercantil está entre as melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais e figura como o quinto maior pagador de benefícios previdenciários do país.

    A excelência também se reflete na alta pontuação contínua no NPS (Net Promoter Score), indicador que mede a satisfação e a fidelidade dos clientes. Com mais de 300 pontos de atendimento em quase 250 cidades, o banco consolida sua presença nacional com proximidade e eficiência.

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