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    Home»Economia»Cruzeiros: Brasil terá menos passageiros, mas Itajaí (SC) segue entre os destinos em alta para a próxima temporada com mais de 30 escalas
    Economia

    Cruzeiros: Brasil terá menos passageiros, mas Itajaí (SC) segue entre os destinos em alta para a próxima temporada com mais de 30 escalas

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM24 de outubro de 2025Nenhum comentário4 Mins Read
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    Mesmo com a queda nacional prevista de quase 20% no número de cruzeiristas, segundo a Associação Internacional de Linhas de Cruzeiro (CLIA), a cidade de Itajaí, no litoral catarinense, se consolida como principal porto de embarque do Sul e já projeta um novo ciclo de crescimento no setor. Além da futura construção de um píer exclusivo no porto para ampliar a atracação de navios de turismo, a cidade também investe em infraestrutura para ampliar a atratividade, como o maior shopping náutico do Brasil, que será construído ao lado do terminal de cruzeiros.

    Outubro, 2025. – A próxima temporada de cruzeiros no Brasil, que vai de novembro a abril, será marcada por retração. Segundo a Associação Internacional de Linhas de Cruzeiro (CLIA), o número de cruzeiristas deve cair quase 20%, passando de 838.096 para 674.603 passageiros, reflexo da menor oferta de navios. A tendência é que os pacotes fiquem mais caros aos consumidores diante da redução de opções no mercado. Apesar disso, Itajaí, cidade no litoral catarinense, conta com o maior porto de embarque do Sul do país e se prepara para uma nova fase com a construção de um novo píer para cruzeiros. A obra, orçada em R$ 300 milhões e financiada pelo Governo Federal, deve ser concluída até 2026 e integra o pacote de R$ 600 milhões destinado à modernização do Porto de Itajaí. A expectativa é que a nova estrutura amplie o número de escalas e consolide a cidade como um dos principais destinos náuticos do Brasil. Para esta temporada, já estão confirmadas 31 escalas de quatro navios diferentes.

    Segundo Marco Ferraz, presidente da CLIA América do Sul, a localização estratégica de Itajaí é um dos diferenciais que explicam seu crescimento no setor. “Cerca de 2 mil pessoas embarcam semanalmente em cruzeiros na cidade. Santa Catarina está em um ponto privilegiado entre Santos (SP) e a Argentina, o que cria grande potencial para que Itajaí se torne uma das principais rotas do país. Ainda falta infraestrutura, mas o novo píer de 350 metros é o início de uma mudança neste cenário. É um projeto bem localizado, que não interfere nas operações do porto e traz benefícios tanto para o setor quanto para o hóspede. No momento em que estiver pronto, Itajaí passará a ocupar um lugar de ainda mais destaque no turismo de cruzeiros”, afirma.

    Além do investimento no porto, Itajaí já se prepara para receber o aumento de cruzeiristas com a construção de um novo equipamento urbano voltado ao turismo e à economia local. Bem ao lado do futuro píer de cruzeiros será erguido o Boulevard Marina Itajaí, que será o maior shopping náutico do Brasil. Com investimento inicial de R$ 100 milhões da ABECKER, referência em condomínios comerciais, residenciais e logísticos, o empreendimento terá 38 mil metros quadrados no centro da cidade, totalmente integrados à marina. O complexo reunirá cerca de 120 operações, entre comércio, lazer e gastronomia, incluindo um supermercado premium da rede SuperKoch, academia de mil metros quadrados com vista para o mar e 15 opções gastronômicas, quatro delas com vista panorâmica para a marina. A inauguração está prevista para o verão de 2026/2027. 

    “O Boulevard Marina Itajaí vem para suprir uma lacuna importante para os turistas que desembarcam na cidade com tempo limitado para explorar. Muitas vezes, esses visitantes não encontram opções próximas ao porto e acabam permanecendo apenas nas imediações por conta do horário de retorno ao navio. Nossa proposta é justamente oferecer a eles um espaço completo, com lazer, gastronomia e compras, sem precisar se deslocar para longe. Esse movimento tem um impacto econômico direto, pois cada cruzeirista gera, em média, R$ 900 nas cidades de embarque e desembarque. Ao lado do terminal, o shopping vai potencializar esse retorno, fortalecer a economia local e posicionar Itajaí como referência no turismo de cruzeiros”, afirma Anderson Becker, CEO da ABecker, empresa responsável pela construção do shopping.

    Sobre ABecker 

    Com mais de 60 mil lotes em seu portfólio, sendo mais de 19 mil já entregues, a ABecker se consolida como uma das maiores urbanizadoras do país. Sob a liderança do CEO Anderson Becker, a empresa tem impulsionado o desenvolvimento urbano em Santa Catarina e outras regiões do Brasil, aliando expansão com entregas consistentes. É responsável por projetos ousados como os shoppings com a marca Multi Space e o maior shopping náutico do país, o Boulevard Marina Itajaí e, entre os loteamentos, por um bairro planejado em Barra Velha que deve abrigar mais de 13 mil pessoas em 4.216 lotes, e deve gerar cerca de 600 empregos diretos. ABecker foi reconhecida internacionalmente com o prêmio Winner Awards 2022, em Paris, e recebeu o título de Líder do Brasil em 2023, reforçando sua relevância no empreendedorismo nacional.        

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