A PCRR (Polícia Civil de Roraima), em parceria com o Sebrae Roraima (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), lançou nesta segunda-feira, 11, o curso de capacitação “Rotas de Liderança”, voltado ao desenvolvimento de habilidades de liderança, comunicação e inovação nas forças de segurança. O objetivo é aprimorar o atendimento à população e fortalecer a gestão interna das instituições.
O evento de abertura reuniu representantes da PCRR, do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) e da Sesp (Secretaria de Segurança Pública), e contou com palestra motivacional do juiz federal Erik Navarro, que destacou a importância de uma liderança eficiente no cenário atual.
A capacitação, segundo a chefe do Nupen (Núcleo de Pesquisa e Ensino), delegada Elivania Aguiar, será realizada de agosto a novembro, em quatro turmas, abordando temas como feedback construtivo, estratégias de poder e influência, entre outros.
“A parceria com o Sebrae surgiu para qualificar delegados e chefes de núcleo na área da liderança, não apenas para aprimorar os processos ligados aos inquéritos policiais, mas também para fortalecer a gestão interna das unidades. Isso é fundamental para o desenvolvimento do trabalho policial”, explicou Elivania.
Para o diretor técnico do Sebrae Roraima, Doan Rabelo, a iniciativa prepara líderes mais alinhados às demandas sociais. “Roraima vive um momento único de fortalecimento na segurança pública. Capacitar e preparar nossos líderes para serem receptivos à sociedade é fundamental. O Sebrae tem orgulho de atuar junto às forças de segurança, promovendo uma liderança eficiente que gera resultados positivos para toda a população”, afirmou.
A delegada-geral da PCRR, Darlinda de Moura Viana, destacou que técnicas e conhecimentos específicos são essenciais para aprimorar a liderança nas equipes e garantir excelência no atendimento.
“Essa união entre instituições visa fortalecer nossa equipe com conhecimento técnico e maior efetividade. A liderança dentro das equipes é essencial para o cumprimento das nossas missões e para assegurar que a sociedade seja protegida com eficiência e agilidade”, disse.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Melissa Gomes
FOTOGRAFIA: Ascom/PCRR