O professor-doutor Marceliano Oliveira, associado do colegiado de física do Centro de Estudos Superiores de Parintins, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foi nomeado membro da Scientific Research Honor Society (Sigma Xi), uma das entidades científicas mais antigas do mundo, que reconhece figuras realizadas de pesquisas no âmbito da ciência e tecnologia.
O cientista destaca que é a realização de um sonho estar entre os nomes mais importantes da ciência mundial em virtude de trabalho publicado internacionalmente.
“O principal legado para a UEA e para o Amazonas é mostrar que é possível, principalmente no apoio ao crescimento das pesquisas. Todo este resultado não teria acontecido sem o apoio da gestão superior e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, que desempenhou as condições e incentivoam o andamento dessas publicações. Estimo que cada vez mais a pesquisa cresça na UEA e no Amazonas”.
Marceliano é professor da UEA, desde 2012, e atua como especialista nas áreas de física computacional e simulação, física aplicada a novas tecnologias.
Pesquisa de passaporte
O professor recebeu a nomeação de sua pesquisa intitulada “Balanço de flutuações sem dimensões aplicadas à estatística e à física quântica”, realizada em parceria com o grupo de pesquisa “APG Associated Physicists Group”, que reúne pesquisadores do Amazonas, Ceará e Acre.
O projeto tem como objetivo implementar soluções inovadoras para abordagens da física estatística ao utilizar o método denominado “Balanço de Flutuações Adimensionais (DFB)”.
O trabalho fortalece a indústria mundial e facilita a realização de tarefas sem a necessidade de cálculos manuais. Além disso, contribui com novos modelos teóricos, máquinas que trabalham com sprays e gases metálicos e avanços na área de materiais.
Fonte: BNC AMAZONAS