O ex-jogador de futebol Daniel Alves se apresentou pela 1ª vez à Justiça da Espanha, nesta quinta-feira (28), após conseguir liberdade provisória. Alves deverá se apresentar semanalmente ao Tribunal Provincial de Barcelona.
O brasileiro de 40 anos precisou pagar fiança de R$ 5,4 milhões para conseguir a liberdade provisória no caso em que é acusado de violência sexual contra uma mulher. O episódio aconteceu em dezembro de 2022, em Barcelona.
Condenado a quatro anos e meio de prisão, o ex-atleta deverá comparecer todas as sextas-feiras, mas Alves decidiu adiantar sua apresentação por causa do feriado da Sexta-Feira Santa, celebrado amanhã.
Outras medidas foram necessárias além da fiança para que Alves tivesse sua liberdade provisória, como recolhimento de seus dois passaportes, não poder fazer contato com a vítima e permanecer a mais de um quilômetro de distância de onde ela mora e trabalha. A sentença na qual o jogador é julgado ainda não é definitiva, pois um recurso está em andamento no Tribunal Superior da Catalunha.
Alves chegou às autoridades acompanhado de sua advogada, Inés Guardiola, e a visita durou cerca de dez minutos. Imagens do ex-atleta chegando ao tribunal deverão ser frequentes, já que o brasileiro deve permanecer em liberdade condicional até um ano.
O ex-atleta também estava acompanhado de seu amigo Bruno Brasil, que esteve na boate no dia que o crime aconteceu — e chegou, inclusive, a testemunhar algumas vezes a favor do amigo. Daniel está atualmente em sua casa em Esplugles e está proibido de deixar o território espanhol.
Após sua saída, manifestantes entoaram palavras e xingamentos contra Alves. Em um vídeo que circula no X é possível ouvir os espanhóis revoltados. “Você é um put* de um estuprador”, diz uma pessoa.
Jovem Pan