Com apenas 13 anos, o estudante Dante Carvalho de Castro, que representa o Amazonas, tem chamado a atenção do Brasil com sua participação brilhante no quadro Pequenos Gênios, do programa Domingão com Huck, da TV Globo, tendo alcançado a semifinal da competição.
Seu desejo de participar do Pequenos Gênios surgiu inspirado por amigos que já estiveram no programa. Com o apoio da mãe, inscreveu-se e passou por uma rigorosa seleção entre mais de 7 mil crianças de todo o Brasil. Em abril deste ano, foi informado de que havia sido selecionado para participar. A estreia foi marcada por muita emoção: Dante se destacou com seu raciocínio rápido, simpatia e conhecimento, garantindo a classificação para a semifinal da disputa.
Nas redes sociais, Dante comentou que está muito feliz por representar o Amazonas e divulgar a ciência em rede nacional. Disse ainda que tem se dedicado bastante aos estudos e que espera ver o grupo chegar à final.
O início
Desde pequeno, Dante demonstrou uma curiosidade incomum. Aos 6 anos, sua brincadeira favorita era “correr na gravidade dos planetas”; e, aos 7, já fazia pesquisas aprofundadas sobre os elementos que compõem cada planeta do sistema solar. Com 8 anos, estudava genética de animais com alta longevidade, buscando compreender como esse conhecimento poderia ajudar a humanidade a viver mais.
Foi aos 11 anos, após recomendação da professora Steliane, que a família decidiu submetê-lo a um teste de habilidades. O resultado confirmou o que já era perceptível: Dante possui altas habilidades intelectuais e um raciocínio lógico acima da média.
Grupos de estudo e pesquisa
Hoje, Dante é membro do MENSA Brasil, associação internacional para pessoas com alto QI, e segue aprofundando seu conhecimento em diversas frentes. Participou de um grupo de pesquisa em Computação Quântica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde mergulhou nas equações matemáticas que tanto ama. Também foi convidado a integrar o curso avançado do Grupo de Estudos de Astronomia (GEA), no planetário da mesma universidade, onde se destacou mesmo com a pouca idade.
Na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), participa do programa de extensão Escola Humanizada, com aulas de filosofia e teatro, e também de projetos científicos como o “Menos um Plástico!”, realizando pesquisas voltadas à sustentabilidade no Laboratório de Química HUB. Além disso, participa de atividades extensionistas do curso de graduação em Meteorologia da mesma universidade e é orientado em Astrofísica por um professor da Universidade Federal de Sergipe, com quem estuda os maiores teóricos da física moderna.
A paixão de Dante pela Física Quântica, especialmente pela área de física de partículas, é notável. Ele quer ser um físico moderno, desenvolver pesquisas nessa área e fazer diversas descobertas que contribuam para melhorar a humanidade. Seu sonho é trabalhar com ciência de forma transformadora, aproximando o conhecimento da vida das pessoas.
Homenagem
Na última segunda-feira, dia 21, Dante foi homenageado na escola pelos colegas e professores, em um momento de grande emoção e reconhecimento. O evento celebrou sua trajetória e destacou o talento de um menino que representa com orgulho o Amazonas e inspira o país com sua inteligência, humildade e dedicação ao conhecimento.
A diretora do Centro Educacional Ajuricaba, Alessandra Nascimento, que acompanha de perto a trajetória de Dante na escola e agora no Pequenos Gênios, falou sobre a importância da homenagem.
“Dante é um aluno excepcional, dentro e fora da sala de aula. Sempre procurou ajudar os colegas e compartilhar seus conhecimentos com os amigos de classe. Essa homenagem vai além da participação no programa de TV, é por tudo que o Dante representa para a nossa escola, para a educação e para a ciência”, comentou a diretora.
Dante Carvalho de Castro
Nascido em 06 de setembro de 2011, Dante é filho de Carolina Cecília Carvalho Nogueira e Jhon Weiner de Castro, e irmão de Lívia (16 anos) e Miguel (9 anos).
Dante também dedica parte do seu tempo ao voluntariado: dá aulas de física para crianças de 8 anos em sua antiga escola pública. As crianças o adoram, e ele ama ensinar.
Nos momentos de lazer, Dante é autodidata em piano e gosta de tocar músicas clássicas, Bach e Beethoven são seus compositores favoritos. Ele também adora praticar capoeira ao lado do irmão Miguel e ama se divertir com os irmãos, com quem mantém uma relação de forte afeto e parceria.
Siga o Dante:
Instagram @nortedafisica
Assessoria de Imprensa:
Arthemisa Gadelha – (92) 98118-5860