Conhecido por suas bandeiras em prol da segurança pública e pelo alto engajamento em seus perfis nas redes sociais, o vereador Capitão Carpê Andrade (PL) não se manifestou sobre o protesto realizado por policiais militares, policiais civis e oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas pelo pagamento da data-base dos servidores da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).
Na quarta-feira (22), os profissionais da segurança se reuniram em frente à sede do Governo do Amazonas para reivindicar a data-base. O major da Polícia Militar Frederico Araújo afirmou que não entende o motivo do atraso e só resta buscar alternativas. O presidente do Sindicato dos Funcionários da Polícia Civil do Amazonas (Sinpol-AM), Jaime Lopes, reclamou da falta de promoções há mais de dez anos.
“O escalonamento está com atraso superior a dois anos. Porém, elencamos como pauta prioritária a data-base”, disse.
As últimas postagens de Capitão Carpê são voltadas a críticas ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a quem faz oposição; fiscalizações em unidades de saúde e respostas a supostas notícias falsas publicadas contra ele na internet. Na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o parlamentar ganha destaque por defender a pauta da segurança pública, citando por várias vezes as forças que compõem os quadros das polícias. Ainda assim, evita cobrar o Governo do Amazonas pelo pagamento exigido pelos policiais, uma cobrança geralmente materializada pelo deputado estadual Comandante Dan (Podemos).
A falta de críticas levanta questionamentos sobre a imparcialidade do vereador. Atualmente, Capitão Carpê Andrade faz parte do grupo de oposição ao prefeito David Almeida. Embora não apoie o candidato do governo à prefeitura, o deputado Roberto Cidade (União), o parlamentar é próximo de Wilson Lima (União), a quem apoiou em 2022.
Entramos em contato com a assessoria do vereador Capitão Carpê Andrade para obter um posicionamento oficial sobre a manifestação dos policiais e a ausência de sua manifestação pública sobre o assunto. Até o momento, aguardamos uma resposta para incluir a perspectiva do vereador em nossa matéria.
Mães concurseiras combatem o desleixo de Wilson Lima e o esbanjo da Primeira-Dama