Dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos em cavidades corporais, letargia, irritabilidade, aumento do fígado e sangramento de mucosa. Esses são, de acordo com o Ministério da Saúde, alguns dos sintomas da dengue que representam um alerta para buscar atendimento emergencial.
Atualmente, conforme a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o Estado vive uma epidemia da doença. Conforme o painel de monitoramento de casos mostra nesta quarta-feira (7 de fevereiro), 9 pessoas já morreram por conta da doença neste ano. Além disso, outros 73 óbitos estão em investigação. Há 42.896 casos confirmados da enfermidade.
Médico infectologista e epidemiologista cooperado da Unimed-BH, Carlos Starling detalha como esses sinais de alerta para dengue se manifestam.
“[É] uma dor na barriga intensa. Quando se toca na barriga ou mesmo sem encostar, o indivíduo já sente dor. É um incômodo muito grande, e essa dor é contínua. Náusea, vômitos persistentes, acúmulo de líquido […] Agora, a queda de pressão arterial já se manifesta como uma dificuldade para ficar em pé e diminuição do volume de urina, que fica mais concentrada. O indivíduo vai ficar em pé, fica tonto”, detalha.
Além disso, o infectologista afirma que sangramento nasal, na gengiva, além de aumento do fluxo menstrual, também são sinais que precisam de atenção. “Esses são sinais de que o quadro clínico tem maior gravidade. Nesse caso, o paciente tem que ser acolhido e avaliado com exames laboratoriais e acompanhado por um serviço de saúde”, finaliza.
O TEMPO