Foto: Assessoria de Comunicação
No retorno das sessões plenárias da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (05/8), a deputada estadual Joana Darc (UB) destacou que protocolou um requerimento solicitando que a Secretaria de Proteção Animal do Amazonas facilite o acesso aos serviços prestados à população amazonense.
Segundo a parlamentar, a ideia é que o órgão faça um aplicativo para facilitar o agendamento para castração de animais pelo Castramóvel, projeto de autoria do seu mandato. Além disso, Joana também defende que o software tenha um canal para denúncias de maus-tratos aos animais pelo Amazonas.
“Estou solicitando a implantação do agendamento de serviços prestados pela secretaria, por meio de um aplicativo ou site, para facilitar o acesso da população aos serviços fornecidos pelo órgão. Seja para agendar castração, para realizar denúncias de maus-tratos ou manter a vacinação do seu animal em dia, o intuito é ajudar a sociedade e os animais”, pontuou.
Presidente da Comissão de Proteção aos Animais da Aleam (CPAMA), Joana Darc foi a principal parlamentar que intercedeu pela criação da pasta, que é de extrema importância para a causa animal no estado, bandeira defendida na Casa Legislativa do Amazonas.
60 mil animais castrados
Durante seu pronunciamento, a parlamentar também destacou as ações do castramóvel pelo Amazonas. De acordo com Joana, o número de castrações realizadas pelo projeto atingiu, no último mês, a marca de 60 mil animais castrados, pela capital e interior do estado.
“Enquanto estou na tribuna, o castramóvel está em Novo Airão e, somente no primeiro dia, conseguimos atingir 300 castrações, somando aos mais de 60 mil procedimentos já feitos no Amazonas. Isso é uma política pública que vai de encontro com a saúde do nosso estado e às necessidades do bem-estar animal, melhorando a qualidade de vida de um animal e da região de um municipio”, salientou.
Mesmo durante o recesso, a deputada Joana Darc articulou a ida do Castramóvel para os municípios de Iranduba, Novo Airão e, em breve, Itacoatiara, além das ações na capital.