Na última semana, a deputada estadual Joana Darc (União Brasil) representou o parlamento amazonense no Pet Vet Expo 2025, realizado em São Paulo e promovido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). A parlamentar é a primeira médica veterinária a representar a categoria na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam)
Durante o evento, Joana Darc participou do lançamento do projeto CFMV Mulher, iniciativa voltada à promoção da equidade de gênero, ao fortalecimento da liderança feminina e à criação de políticas institucionais de enfrentamento ao assédio moral, sexual e à violência de gênero.
“Esse projeto dá visibilidade e protagonismo às mulheres, combatendo desigualdades e incentivando mais participação feminina nos espaços de decisão. Agradeço à presidente do CRMV, Dra. Ana Elisa, pelo convite e por ouvir as necessidades do nosso Estado”, destacou a parlamentar.
Além da pauta de equidade de gênero, Joana Darc também apresentou no evento as conquistas do Amazonas em relação às políticas públicas para os animais. Segundo a deputada, o Estado se tornou uma referência nacional na proteção e no bem-estar animal.
“O Amazonas é um dos estados que mais evoluiu nesta área. Desde 2016, ainda como vereadora, venho lutando para mudar a realidade dos animais, sejam domésticos ou silvestres. E na Pet Vet Expo defendi justamente a nossa realidade amazônica, que é única e exige políticas adaptadas às nossas condições”, explicou.
Inclusão na Pet Vet Expo
A deputada Joana Darc também encontrou um stand inclusivo durante a Pet Vet Expo. Na oportunidade, a parlamentar conversou com pessoas com Síndrome de Down e destacou a importância da inclusão durante esses eventos da classe profissional de medicina veterinária por todo o Brasil. A parlamentar é mãe de Joaquim Darc, uma criança com síndrome de Down.
“Aqui na Pet Vet Expo vi muito sobre medicina veterinária, mas algo me tocou profundamente: a inclusão. Pessoas com síndrome de Down e com deficiência estavam atuando nos estandes e participando do congresso. Como mãe do Joaquim, meu filho de 4 anos com síndrome de Down e minha maior motivação, fiquei emocionada em ver que ele pode ser capaz de tudo, até mesmo, quem sabe, se tornar um futuro médico veterinário”, disse.
Políticas públicas do Amazonas
Um dos exemplos mais marcantes desse avanço é o programa Castramóvel, que garante atendimentos até mesmo em regiões de difícil acesso, por meio de balsas, quando necessário. Desde 2021, já foram realizadas mais de 60 mil castrações em menos de quatro anos, contribuindo para o controle populacional, a saúde animal e a prevenção de zoonoses.
“Quem vive no Amazonas sabe da importância de levar proteção, saúde e bem-estar também para os animais do interior. Essa é uma das principais bandeiras que seguimos defendendo”, completou Joana Darc.
Sobre o evento
A Pet Vet Expo é o principal ponto de encontro do setor veterinário na América Latina. Durante três dias de imersão, o evento reuniu as principais soluções, produtos e serviços do mercado, em um ambiente de negócios altamente qualificado.
Mais do que uma feira, o encontro é uma oportunidade única de atualização de conhecimentos, descoberta de tendências e ampliação de conexões entre profissionais de todo o Brasil e da América Latina, com conteúdos técnicos de excelência elaborados por médicos veterinários e para médicos veterinários.