Em sessão da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta quarta-feira (13/08), a deputada estadual Mayra Dias (Avante) voltou a cobrar a conclusão da Casa da Mulher Brasileira em Manaus. Anunciada em 2020, a obra iniciou em março de 2024 e acumula sucessivos prazos: a previsão de entrega passou de março de 2025 para setembro de 2025 e, agora, janeiro de 2026, segundo o Ministério das Mulheres.
“Hoje eu venho à tribuna falar em nome de milhares de mulheres amazonenses que seguem esperando, com esperança e angústia, a conclusão da Casa da Mulher Brasileira. Foram anos de anúncios, contratos, repasses e também de espera”, afirmou Mayra Dias.
Ela relembrou que, desde o Requerimento nº 506/2023, em que pediu a implantação da Casa da Mulher Brasileira em Manaus, tem cobrado agilidade do governo estadual. Entre as ações, citou o envio do Requerimento nº 3057/2024, no qual solicitou informações detalhadas sobre a obra, e que teve como resposta oficial a informação de que a construção estava “dentro do cronograma”.
No entanto, na semana passada, a Justiça Federal confirmou o atraso injustificado e ressaltou o grave prejuízo à coletividade, em um cenário de aumento da violência doméstica no Amazonas. Pelo descumprimento, o Estado e a União foram condenados a pagar R$ 2 milhões em danos morais coletivos.
Para a deputada, o que está em jogo não é apenas o término da construção. “É a vida de mulheres agredidas, ameaçadas e humilhadas, que precisam de um Estado que acolha e proteja. O tempo da violência é imediato, e a resposta do poder público também precisa ser”, finalizou.
Foto: Natalhie Brasil
Assessoria de Comunicação Mayra Dias