O deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil), vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) participou do lançamento da nova coleção da Cooperativa de Trabalho de Artesanato Amazonense (Copamart), intitulada Encantaria, que valoriza a cultura e a produção sustentável do Amazonas. O evento reuniu artesãos, parceiros institucionais e autoridades, marcando um importante passo para a economia criativa do estado.
A coleção foi desenvolvida com juta e malva produzidas por cooperados da Cooperjuta, em Manacapuru, e é fruto de uma parceria que une tradição, inovação e sustentabilidade.
Adjuto Afonso, que tem destinado emendas parlamentares para fortalecer a Copamart, reafirmou sua confiança na gestão da presidente Terezinha Socorro.
“Tenho plena confiança na Terezinha e na equipe da Copamart. É por isso que destino emendas a essa cooperativa, sei que os recursos são bem aplicados e que geram oportunidades reais para nossos artesãos”, destacou o parlamentar.
A presidente da cooperativa, Terezinha Socorro, agradeceu o apoio do deputado e dos demais parceiros.
“Sem essa união de esforços não estaríamos aqui hoje. Agradeço ao deputado Adjuto Afonso pela confiança e pelas emendas que têm sido fundamentais para o nosso crescimento, à Sedecti e ao Sebrae pela parceria e pela capacitação, e aos nossos artesãos, que transformam a matéria-prima em arte”, afirmou.
A presidente da Cooperjuta, Verônica Mesquita, destacou a tradição do cultivo da malva e da juta e enalteceu a parceria com a Copemart para pensar em uma produção ainda maior no futuro.
“Essa parceria é importante para pensarmos evoluir cada vez mais, é um incentivo que temos e também uma oportunidade de escoar a nossa produção. Dessa forma podemos pensar em aumentar não só a quantidade, mas também a qualidade do nosso produto”, afirmou Verônica Mesquita.
O produtor Carlos Alberto, integrante da Cooperjuta e responsável pelo fornecimento de juta e malva utilizadas na coleção, destacou a importância da iniciativa.
“Esse projeto valoriza o nosso trabalho no campo. Ver nossa produção chegar tão longe, transformada em artesanato de qualidade, nos enche de orgulho e nos motiva a continuar investindo”, disse.
Além do apoio parlamentar, o trabalho é fruto da cooperação entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que ofereceram recursos e capacitação para o desenvolvimento da nova coleção, fortalecendo toda a cadeia produtiva.
A iniciativa reforça o compromisso de Adjuto Afonso com o cooperativismo amazonense, um setor que gera emprego e renda, preserva saberes tradicionais e impulsiona a economia local.
FOTOS: Ney Xavier
Texto: Danilo Boniek