Após 18 anos de espera, foi emitida pelo Ibama a licença ambiental prévia que autoriza a realização de obras de pavimentação no trecho do meio da BR-319. Esse trecho, entre os quilômetros 198 e 164, é o mais crítico da rodovia, onde carros e caminhões ficam presos em grandes atoleiros, além enfrentar pontes quebradas e a falta de sinalização.
A liberação da licença foi comemorada pelo deputado federal Delegado Pablo (UB-AM), que desde que assumiu o mandato parlamentar, em 2019, atua junto ao Ministério da Infraestrutura para viabilizar as obras na BR-319.
“Agora a BR-319 sai!Contrariando os pessimistas de plantão, foi expedida a licença prévia para pavimentação do trecho do meio da BR-319”, afirmou Pablo nas redes sociais.
“Parabéns ao governo Bolsonaro que está realizando o que 18 anos de governos de esquerda deixou para trás. O Amazonas merece!”, acrescentou o deputado.
Dos quase 900 quilômetros da BR-319, o trecho do meio, que possui 405 quilômetros, se tornou o pesadelo de motoristas que trafegam pela rodovia. A falta de licença ambiental impediu que essa parte da estrada fosse recuperada ao longo de 18 anos.
Pablo explica que o abandono causou grandes atoleiros, além de pontes quebradas e o avanço da vegetação nas laterais da rodovia.
“Sem recuperação, o asfalto desapareceu. Verdadeiras crateras tomaram conta do trecho do meio. As placas de sinalização foram roubadas ou encobertas pelo mato, e as pontes desabaram por falta de manutenção”, explicou Pablo.
O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, destacou que a liberação da licença prévia comprova o compromisso do governo do presidente Bolsonaro com o povo do Amazonas.
“O compromisso do presidente Bolsonaro em recuperar a BR-319 não foi esquecido. Vamos garantir a ligação de Manaus com Porto Velho e ao restante do Brasil, por meio dessa importante rodovia”, garantiu o ministro.