Foram homenageados os veteranos que serviram no CPE e a turma pioneira de mulheres na corporação
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou solenidade militar pela passagem ao Dia do Soldado e em comemoração aos 23 anos de criação do Comando de Policiamento Especializado (CPE). O evento foi realizado, na noite desta sexta-feira (29/08), na sede do CPE, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.
A formatura foi marcada por homenagens e reconhecimento aos veteranos da corporação, entre eles ex-comandantes do CPE e das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) que foram agraciados com a Medalha Mérito do Comando de Policiamento Especializado e para as pioneiras da Polícia Militar do Amazonas, que receberam a Medalha Ação Policial. As primeiras mulheres da corporação fazem parte da turma que completou 45 anos de ingresso às fileiras da PMAM em abril deste ano.
O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, destacou a importância da solenidade para agraciar não só a tropa que está nas ruas, mas também aos veteranos e parceiros da Polícia Militar do Amazonas das outras instituições.
“É um momento de reconhecer pelo serviço da nossa tropa que está ativa, reduzindo índices de criminalidade, batendo recordes de apreensão. E também reconhecer o legado deixado pelos nossos veteranos, principalmente homenagear as nossas veteranas, as primeiras mulheres a ingressarem na Polícia Militar do Amazonas”, disse o coronel Klinger Paiva.
Na solenidade, foram entregues as Medalhas Ação Policial e Mérito do Comando de Policiamento Especializado para mais de 50 autoridades militares e civis, em reconhecimento pelos bons serviços prestados.
Foram condecorados policiais militares da ativa e da reserva, policiais militares de Roraima, militares do Exército Brasileiro, autoridades civis e cidadãos que contribuem para os trabalhos da Polícia Militar do Amazonas e do CPE no cenário estadual e nacional.
23 anos do policiamento especializado
O comandante do CPE, coronel PM Alysson Lima, ressaltou a importância do evento para comemorar a existência e criação desse comando que atua em situações de crise e de alta complexidade, para garantir a ordem pública e a segurança da população amazonense.
Para o coronel PM Alysson Lima, a noite foi de homenagens para os policiais militares da ativa e aqueles que passaram pelas unidades do CPE e que, com muita dedicação, contribuíram para a história do policiamento especializado no Amazonas.
“Esse comando é formado pelos policiais militares das tropas especializadas, e são 23 anos de labuta, de combate ao crime organizado e ao narcotráfico. Hoje nós estamos entregando comendas a esses policiais militares, não só da ativa, mas também os da reserva, os quais passaram por aqui e deram seu sangue, seu suor. É a forma que nós agradecemos e colocamos para eles essa noite de honrarias”, disse.
O CPE comanda as unidades especializadas do Batalhão de Choque, Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Companhia de Operações Especiais (COE), Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon), Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte) e Grupamento de Radiopatrulhamento Áereo (Graer).
FOTO: Vicente Silva/PMAM