Se as eleições municipais de 2024 fossem realizadas hoje, Manaus estaria diante de um cenário de segundo turno entre o atual prefeito, David Almeida (Avante), e o deputado federal Amom Mandel (Cidadania). Esse cenário é apontado por uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 1º de agosto, pelo instituto Paraná Pesquisas.
De acordo com o levantamento, David Almeida possui 30,9% das intenções de voto na capital amazonense, enquanto Amom Mandel conta com 24,5% da preferência dos eleitores. Considerando a margem de erro de 3,7 pontos percentuais, há um empate técnico na liderança entre o prefeito e o deputado.
Na sequência, o levantamento apresenta o deputado federal Alberto Neto (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, com 11,1% das intenções de voto; o deputado estadual Roberto Cidade (União), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, com 9,5%; e o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT), apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 6,6%. Esses três candidatos também estão tecnicamente empatados pelo segundo lugar.
No levantamento anterior, divulgado pelo Paraná Pesquisas em maio, Amom Mandel liderava com 32,4% das intenções de voto, enquanto David Almeida tinha 28,1%. Desde então, Mandel teve uma queda de 7,9 pontos, enquanto Almeida subiu 2,8 pontos.
Amom Mandel, com apenas 23 anos, pode se tornar o prefeito mais jovem da história de Manaus, caso vença a eleição. Durante sua campanha para a Câmara dos Deputados em 2022, ele chamou a atenção pelo slogan “Beba água”, apesar de ter apenas um segundo na propaganda eleitoral gratuita, e se tornou o deputado federal mais votado proporcionalmente naquele ano.
Os dois principais candidatos na preferência do eleitorado são adversários políticos de longa data. Em março, David Almeida processou Mandel na Justiça do Distrito Federal por difamação, em resposta às denúncias feitas por Mandel à Polícia Federal sobre corrupção na prefeitura de Manaus. As denúncias incluíam supostas ligações entre pessoas próximas a Almeida e a facção criminosa Comando Vermelho (CV).
O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 740 eleitores de Manaus entre os dias 27 e 30 de julho de 2024. O levantamento tem um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.