Agendamentos podem ser feitos por e-mail, com 15 dias de antecedência da data da visita.
A Estação Fonte do Saber iniciou a agenda de visitação para 2023. Localizado na sede da Águas de Manaus (Avenida André Araújo, 1981, Aleixo), o projeto é voltado para a educação ambiental e apresenta o ciclo da água em um ambiente que simula um laboratório de ciências.
Escolas e instituições que tiverem interesse em agendar visitas ao espaço podem enviar e-mail para responsabilidadesocial@aguasdemanaus.com.br. Todas as visitas devem ser agendadas com 15 dias de antecedência. O acesso à Fonte do Saber é gratuito.
Nessa terça-feira (28), um grupo de mães e filhos participou da primeira visita do ano. A ideia partiu da professora de Ciências Quézia Ribeiro Fonseca, que já conhecia o trabalho realizado pela concessionária com o projeto “Portas Abertas”, que leva estudantes a partir de 12 anos para conhecer as Estações de Tratamento de Água (ETA) e Esgoto (ETE) operadas pela empresa.Maquete de uma ETEo Museu desperta a curiosidade das crianças
“Tenho um filho de nove anos e, pela idade, ele não poderia ir no Portas Abertas. Aí resolvi formar um grupo junto com outras mães que frequentam a mesma igreja que eu para trazermos as crianças à Fonte do Saber. É muito importante oferecer essa forma de aprender, diferente, e abrir o espaço da empresa para as crianças. Elas absorvem o conteúdo com facilidade, entendem que não se pode poluir o meio ambiente, que não se pode jogar lixo nas ruas, porque prejudica os rios e igarapés… As crianças vão passando o conhecimento umas para as outras, e, quando adulta, repassam pras próximas gerações”, afirma a professora da rede municipal de ensino.
O filho de Quézia, Isaque, gostou do que viu na Estação. Ele se encantou com os itens expostos no local. “Gostei desse negócio que gira a água”, disse, referindo-se ao vórtex, instrumento de tratamento de esgoto. “Temos que saber que não pode contaminar a água, ou podemos ficar doentes”, acrescenta o menino.
Primeiro museu interativo de ciências da capital amazonense, a Fonte do Saber leva os visitantes a uma série de espaços, começando por um panorama do real volume de água doce existente no planeta e do volume disponível para consumo humano. No local, os grupos também têm a oportunidade de conhecer as diferenças entre as redes de água tratada, de esgoto e de água pluvial, com equipamentos que remetem aos processos utilizados no tratamento dos efluentes.Ao final as crianças desenham sobre o que aprenderamAtividades lúdicas com participação das crianças
Além disso, a visita conta com simulações que ajudam na compreensão sobre o consumo de energia nas unidades de tratamento de água e esgoto. Os visitantes também têm a oportunidade de assistir a palestras com foco em educação ambiental e de participar em ações interativas, que mostram a importância da população na preservação da vida no planeta, e como essa contribuição se dá nas atividades do dia a dia.
“Trabalhar a educação ambiental desde cedo é uma das missões mais importantes que temos. A Fonte do Saber está aberta para grupos de todas as idades, mas acabamos recebendo muitas escolas, com crianças, e isso é muito gratificante, porque há uma atenção diferenciada, há um interesse porque tudo é novo. Esse projeto iniciou no ano passado com esse objetivo de despertar o olhar para a sensibilização ambiental por meio do lúdico”, explica Semy Ferraz, Relações Institucionais da Águas de Manaus.