Mais de 100 mil famílias serão atingidas pela seca extrema
A bacia hidrográfica do Rio Amazonas engloba o maior volume de água doce do planeta, com destaque para os rios Solimões, Negro e Amazonas, que apresentam uma dinâmica própria. Somados aos movimentos de cheia e vazante dos rios, sob os efeitos do fenômeno El Niño, intensificou-se as transformações nos diferentes ambientes amazônicos, o que compromete a pesca e a agricultura da região. A estiagem que assola o Amazonas, provoca a mortandade de animais e da flora local, dificulta a trafegabilidade dos rios e isola ainda mais os povos ribeirinhos, da zona rural e de sedes municipais, que são atingidos drasticamente.
Para quem estava acostumado com um ambiente de abundância, hoje arde sob um sol causticante em meio a desertificação, resultando na escassez de pescado, desabastecimento de alimentos e problemas de acesso à água potável.
Segundo o Governo do Estado do Amazonas, a previsão é de que mais de 100 mil famílias serão afetadas diretamente pela estiagem nos rios da Bacia Amazônica.
Ao se deparar com essa situação, a frente “Sempre Fazendo Mais”, decidiu promover no aniversário do Professor Sanches, um almoço solidário. Estão convidados para este evento, os profissionais do Crea-Am, empresários, familiares e amigos, que poderão doar garrafas de água potável, que serão destinadas a comunidades ribeirinhas da região metropolitana de Manaus.
“Impossível não se sensibilizar diante da triste situação que se encontra a população amazonense com a severa estiagem que se apresenta. São muitas famílias que dependem dos rios para sobreviver. De pronto, decidimos, fazer deste momento especial, uma forma de poder contar com a generosidade dos profissionais do Crea-Am, empresários e amigos, para que tenhamos uma grande quantidade de água potável arrecadada, para destinarmos a estas pessoas que tanto necessitam, esclarece o professor Sanches.
O aniversário do Professor Sanches está marcado para o próximo domingo (15/10), a partir das 11h30, no Clube Agremiação de Subtenentes e Sargentos da Amazônia – ASA, localizado na Avenida Coronel Teixeira, 2131 – Ponta Negra, Manaus – AM.
Quem é Prof. Sanches
Professor Sanches, Coronel do Quadro de Engenheiros Militares do Exército Brasileiro, Engenheiro Civil, Engenheiro Cartógrafo, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Funcionário Público, Professor Universitário, Doutor em Planejamento e Estratégia pela ECEME/RJ. Ocupou o cargo de Diretor Geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA – Mútua-Am, nos triênios 2018/2020 e 2021/2023.
Ele faz parte da frente “Sempre Fazendo Mais” que disputa as Eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua 2023 e é composta por: Professor Sanches, candidato a presidente do Crea-Am e pelos engenheiros Sandro Ramalho, que concorre ao cargo de Diretor Geral da Mútua-Am e Machadão que pleiteia o cargo de Diretor Administrativo da Mútua-Am.
SERVIÇO
O QUE É: Almoço Solidário de Aniversário do Prof. Sanches.
QUANDO: 15 de outubro (domingo), a partir das 11h30
ONDE: Clube Agremiação de Subtenentes e Sargentos da Amazônia/ASA- Av. Coronel Teixeira, 2131 – Ponta Negra, Manaus – AM
QUANTO: Gratuito
Assessoria de Comunicação e Imprensa