A realidade do transporte coletivo em Manaus é marcada por uma insegurança constante. Diariamente, os passageiros enfrentam o medo de serem assaltados enquanto utilizam os ônibus, sem a certeza de que voltarão para casa com seus pertences ou, pior ainda, com suas vidas.
Esse cenário de perigo é alimentado pela falta de responsabilidade das autoridades competentes. A prefeitura de Manaus frequentemente transfere a culpa pelos problemas de segurança pública no transporte para a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Amazonas, que, por sua vez, devolve a responsabilidade ao criticar a inutilidade das câmeras de segurança nos ônibus.
Essa troca de responsabilidades entre os órgãos governamentais resulta em um jogo de empurra-empurra que deixa os cidadãos à mercê da criminalidade. Segundo dados oficiais, ao menos três assaltos a ônibus ocorrem diariamente na cidade. No entanto, a percepção popular é de que o número real de incidentes é muito maior, com muitas ocorrências sendo varridas para debaixo do tapete.
Enquanto as autoridades falham em tomar medidas efetivas, a população continua a sofrer as consequências de um sistema de transporte inseguro e negligenciado.