A primeira edição da Mostra de Teatro Águas de Manaus começa neste sábado e domingo, 9 e 10 de agosto, no anfiteatro da Ponta Negra – Zona Oeste da capital amazonense. A programação gratuita terá o espetáculo nacional “Rita Lee – Uma Autobiografia Musical”, protagonizado pela atriz Mel Lisboa e já apresentado para mais de 90 mil pessoas, além de um show especial dos bois-bumbá Garantido e Caprichoso.
O evento tem o objetivo de fomentar a cena teatral na região amazônica e promover espetáculos que dialoguem com a população sobre assuntos do cotidiano. Além disso, a programação foi construída a partir de um processo de escuta democrática e inclusiva junto à classe artística local.
“É uma honra reunir tantos artistas e companhias locais, além de representantes da cena nacional, em Manaus, para um evento pensado a partir das características da região e como uma celebração à grandeza cultural amazonense. Convidamos toda a população a prestigiar a programação gratuita”, afirma Aline Mohamad, representante do Instituto Brasileiro de Teatro (iBT).
O espetáculo “Rita Lee – Uma Autobiografia” abre as atividades da mostra. A narrativa é inspirada na autobiografia da “rainha do rock brasileiro”, lançada em 2016, e passeia por momentos importantes da trajetória da artista: infância, bandas da adolescência, relação familiar, participação nas bandas Mutantes e Tutti-Frutti, prisão no Regime Militar em 1976, relacionamento com Roberto de Carvalho, nascimento dos filhos, ativismo pelos animais, tropeços, glória e velhice.
Também serão apresentados sucessos que marcam a carreira de Rita, como “Saúde”, “Desculpe o auê”, “Mania de você”, “Doce vampiro”, “Reza” e “Ovelha negra”. Enquanto isso, a interpretação será feita por Mel Lisboa, atriz que tem ganhado cada vez mais reconhecimento e vencedora do Prêmio Shell pela atuação.
Para ampliar o acesso ao espetáculo de abertura, a organização da Mostra, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), disponibilizará cinco ônibus com saída, às 17h, de pontos estratégicos nos bairros Petrópolis, Jorge Teixeira, Viver Melhor, Grande Vitória e Crespo. O público também poderá levar copos ou garrafas reutilizáveis para abastecimento nos pontos de hidratação da Águas de Manaus. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do evento.
Já no domingo, dia 10, o grupo Jurubebas de Teatro apresenta “Tucumã e Buriti – As Brocadas do Tarumã-Açu”, às 17h, no calçadão da Ponta Negra. A narrativa conta a história de duas irmãs que nasceram grudadas pelo umbigo, crias da comunidade ribeirinha de Julião. Enquanto uma quer ficar no local, a outra deseja partir.
Em seguida, no anfiteatro da Ponta Negra, o público celebra uma festa especial com os bois-bumbá Garantido e Caprichoso em homenagem à cultura popular e tradicional amazonense, às 19h, no Anfiteatro da Ponta Negra.
O boi Garantido, atual campeão do Festival Folclórico de Parintins, será representado pelo levantador de toadas David Assayag, a rainha do folclore Livia Christina e a porta-estandarte Jeveny Mendonça. Por outro lado, o apresentador Edmundo Oran, a cunhã-poranga Marciele Albuquerque e a porta-estandarte Marcela Marialva e o tripa Alexandre Simas Azevedo representarão a paixão azul.
“Para a companhia, é uma felicidade muito grande participar deste evento, com o incentivo aos artistas da cidade e o sentimento de que, assim como o serviço que prestamos com o saneamento básico, a cultura também é um direito de todos. O público de Manaus está convidado para essa celebração da arte do teatro. Serão quatro dias de programação gratuita nas zonas Oeste, Leste e no Centro da cidade, com toda a pluralidade da cultura local.”, destaca o diretor-presidente da Águas de Manaus, Pedro Augusto Freitas.
SOBRE A MOSTRA
A Mostra de Teatro Águas de Manaus é realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC) e pelo Instituto Brasileiro de Teatro (iBT), com recursos do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) e Grupo Tigre. Apresentada pela Águas de Manaus, apoio institucional da Benevolência e apoio do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). Também possui apoio cultural da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), Ateliê 23 e Buia Teatro, e apoio de mídia da Rede Amazônica. Toda a programação da Mostra é gratuita e aberta ao público. A agenda completa e mais informações estão disponíveis no site www.mtam.art.
SOBRE O IBT
Fundado em 2022, o Instituto Brasileiro de Teatro é uma organização sem fins lucrativos que visa gerar uma conexão entre as iniciativas privadas e públicas, as produções teatrais e o público. Com o objetivo de popularizar o teatro no Brasil, o iBT quer levar o teatro a quem não teria acesso a ele, e a quem teria, garantindo acesso universal por meio de ingressos gratuitos ou a preços acessíveis.
O Instituto também apresenta uma série de ações voltadas à classe teatral, propondo uma governança que acelera a profissionalização de grupos e artistas, atuando desde a capacitação até no auxílio de realização de espetáculos, incluindo captação de investimentos do setor privado.
SOBRE A ÁGUAS DE MANAUS
Em operação na capital amazonense desde 2018, a Águas de Manaus tem promovido uma transformação no saneamento básico da cidade. Em sete anos de operação, a empresa garantiu a universalização do acesso à água tratada na capital. Outro foco da concessionária é universalizar o serviço de esgotamento sanitário. Em janeiro de 2023, a empresa lançou o “Trata Bem Manaus”, programa que tem como objetivo atingir a universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto até 2033. Em menos de dez anos, serão implantadas mais de de 2,7 milhões de metros de rede coletoras de esgoto, além da construção ou reforma de 70 estações de tratamento espalhadas por toda a cidade.
Para garantir que o acesso aos serviços de saneamento básico chegue às populações mais vulneráveis, a empresa mantém programas tarifários como o Tarifa 10, que fixa o valor da fatura de água e esgoto em R$ 10, e o Tarifa Manauara, que oferece 50% de desconto. Hoje, mais de 130 mil famílias são beneficiadas pelos dois programas.