O sétimo episódio do podcast “Bora falar de Saúde?”, uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), chega nesta quarta-feira, 11/10, às principais plataformas de conteúdo digital abordando a sífilis, uma Infecção Sexualmente Transmissível, que é curável quando tratada, mas continua desafiando a saúde pública no Brasil.
Neste episódio, a secretária municipal de saúde, médica Shádia Fraxe, conversa com a especialista em saúde coletiva com ênfase em vigilância epidemiológica e que atua na gerência de Vigilância Epidemiológica da Semsa, enfermeira Ylara Enmilly Siqueira Costa, que faz parte da equipe do programa de IST/Aids e hepatites virais. O infectologista Bruno Jardim, que atua na rede municipal e estadual de saúde, também contribui para a análise do impacto da sífilis, que está entre as ISTs mais comuns no mundo todo.
Shádia Fraxe explica que este episódio, além de abordar as formas de transmissão, prevenção e controle da doença infecciosa, trata da preocupação com a sífilis congênita, transmitida da gestante para o bebê, e também da testagem rápida como estratégia para detecção e tratamento em tempo oportuno.
“A nossa discussão é muito interessante porque o tema é tratado de forma ampla pelos dois profissionais de saúde. Falamos sobre a evolução da doença, as estratégias para a redução de casos e o papel das ações de educação em saúde para que a população se sensibilize sobre o quanto essa IST gera danos e compromete o futuro”, antecipa.
O podcast “Bora Falar de Saúde?”, é mensal e evidencia temas relacionados à Rede de Atenção Primária à Saúde, privilegiando uma comunicação coloquial e objetiva.
O conteúdo está disponível a partir desta quarta-feira, 11, nas plataformas Spotify, Deezer, Apple podcast e Google Podcast, e ainda no canal oficial da Semsa no (@SemsaManausOficial) no Youtube.
— — —
Texto -Tânia Brandão / Semsa