Viagem a Palmas integra o Projeto “Entre Memórias, Paisagens e Lugares” desenvolvido pela unidade escolar
Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins
Estudantes do Colégio Estadual Coronel Abílio Wolney, de Dianópolis, saíram das salas de aula para vivenciar, de perto, a rotina e os bastidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Na manhã desta segunda-feira, 14, eles visitaram a sede da Seduc, em Palmas. A visita faz parte do projeto “Entre Memórias, Paisagens e Lugares”, desenvolvido pela unidade escolar com o objetivo de proporcionar aos alunos experiências de aprendizado fora da sala de aula e aprofundar o conhecimento sobre o estado.
O professor Mateus Freire explicou que o projeto busca resgatar memórias e refletir sobre paisagens, história e geografia tocantinense. “Nosso objetivo é reviver memórias, sejam dos nossos antepassados ou as que criamos hoje, e simbolizar paisagens. Discutimos também temas atuais, como o avanço da fronteira agrícola e o impacto no Cerrado. O projeto já atingiu 360 alunos, e cada roteiro envolve um grupo diferente, garantindo que mais estudantes sejam atendidos nos próximos anos”.
Rute Ribeiro Menezes Carvalho, do 2º ano, destacou a importância da experiência. “Para mim, o projeto está sendo incrível, porque nos proporciona coisas novas e entendimentos melhores sobre o nosso estado. É uma aula de campo fora da escola, uma experiência maravilhosa que abre nossa mente para desenvolver melhor o que queremos para o futuro”, relatou.
Endrio Ferreira, do 3º ano, complementou. “Essa visita está sendo muito importante para o reconhecimento do nosso estado pessoalmente. Já conhecia Palmas, mas hoje a visita foi diferente, não conhecia a Secretaria de Educação e muitos outros lugares que visitamos”, contou.
Segundo a gestora Caroline Longhi, a iniciativa proporciona o contato com a realidade cultural e administrativa do Tocantins. “Nossa escola atende principalmente estudantes da área rural, muito diversa. Trazer os nossos estudantes para conhecer a sede da Secretaria da Educação é abrir portas para novas perspectivas. É mostrar como a educação do nosso estado funciona e como cada comunidade escolar faz parte dessa construção. “, enfatizou.
O secretário Hercules Jackson destacou a importância de iniciativas que aproximam os alunos da administração pública. “Receber esses estudantes é ver de perto o futuro da educação tocantinense. Projetos como este fortalecem a conexão entre a escola, o território e as políticas públicas, mostrando que aprender vai muito além da sala de aula. A Secretaria da Educação está sempre de portas abertas para receber nossa comunidade e promover experiências que aproximem alunos, professores e cidadãos das decisões que constroem a educação do nosso estado”, frisou.
(Créditos: Marcus Vinicius Camelo/Governo do Tocantins)
Foto – Estudantes foram recebidos pelo secretário Hercules Jackson e pelo secretário executivo Eurípedes Fernandes